Para que serve o fruto da tamareira?

Perguntado por: ralves8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

As tâmaras são fontes de cálcio, potássio e magnésio, responsáveis por colaborarem com o crescimento e o bom desenvolvimento dos nossos ossos. As frutas também previnem a osteoporose, garantindo um envelhecimento saudável para o corpo.

A recomendação pode variar de acordo com o seu perfil. Diabéticos e pessoas com alimentação restrita em açúcar não devem exceder a quantidade de 3 tâmaras por dia. Existem estudos que indicam 6 tâmaras diariamente para promover um melhor funcionamento intestinal.

As tâmaras secas têm mais carboidratos e calorias por porção do que tâmaras frescas, no processo de desidratação é extraída toda a água da fruta e os nutrientes que estão mais concentrados. Por isso, pessoas com diabetes ou que desejam perder peso, devem consumir a tâmara seca com moderação.

A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.

A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas. Brigadeiro fake de tâmara – uma verdadeira “bola de energia”! Além disso, há diversas receitas de doces com essa fruta.

Geralmente usada para substituir o açúcar em preparos doces, a fruta possui vantagens nutritivas e um sabor marcante. Geralmente secas, as tâmaras são frutos adocicados, que fazem muito sucesso quando falamos em receitas sem açúcar refinado.

Fonte de vitaminas, riboflavina, tiamina, ácido fólico e niacina. E minerais como cálcio, ferro, fósforo, manganês e zinco.

Limpe as tâmaras em água fria e faça um corte no meio para tirar o caroço. Meta as tâmaras com o chá no filtro. Adicione água a 85ºC e deixe que infunda para 3 minutos. Sirva-o num copo... e bom proveito!

Controla a glicemia
A alta quantidade de fibras da tâmara, além de regular o fluxo intestinal, colabora para evitar picos na glicemia, uma vez que desacelera a digestão. Assim, de acordo com as recomendações médicas, as tâmaras podem ser utilizadas na prevenção e tratamento da diabetes.

No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.

Além da questão religiosa, as tâmaras são vistas como símbolo de poder, fé e abundância. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados. Nos países do Oriente Médio, eles consomem muitas tâmaras e seus derivados.

É uma fonte de vitamina K: a vitamina K é importante para o nosso sistema de coagulação além de ajudar no desenvolvimento ósseo. A tâmara contém ferro: a suplementação com a fruta tâmara ajuda a repor as reservas de ferro, o que é muito importante para a gestante.

Melão Yubari

A fruta mais cara do mundo é o Melão Yubari! Você vai ficar pasmo agora com esse dado que vou te falar, essa fruta no Brasil custa 66 mil reais e no Japão ela geralmente é vendida em leilões.

A tâmara é considerada um alimento nutritivo e pode desempenhar um papel importante na saúde. "Além disso apresenta propriedades antimicrobianas, antitumoral e imunomoduladora", afirma Aline Ozana de Souza, mestre em ciência e tecnologia dos alimentos.

Existem mais de 50 tipos de tâmaras e elas têm um sabor doce, podendo, inclusive, ser utilizada como adoçante natural e fonte de energia.