Para que serve o formato exFAT?

Perguntado por: eribeiro5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O exFAT é o favorito para ser usado em pen drives e dispositivos de armazenamento externo com mais de 4 GB de espaço, sendo a resposta ideal para a pergunta de qual formato usar ao formatar o pendrive.

exFAT é um novo sistema de arquivos que permite que um único arquivo maior do que 4GB possa ser armazenado no dispositivo. Este sistema de arquivos também é compatível com Mac. O Windows 7 e Mac OS 10.6.6 (e superior) são compatíveis nativamente com exFAT.

O exFAT surgiu apenas em 2006 e foi adicionado ao Windows XP e Windows Vista por meio de atualizações. É um sistema de arquivos otimizado para pen drives, feito para ser eficiente como o FAT32, mas sem limitações com o tamanho dos arquivos.

exFAT é o sistema de arquivos ideal para pendrives USB. Ele não possui o limite de tamanho de arquivo de 4 GB e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais Windows e Mac.

NTFS

Se você quiser instalar um segundo disco rígido ou SSD na sua máquina e pretende rodar programas nele, é melhor também formatá-lo como NTFS. A maior desvantagem do NTFS é a falta de compatibilidade com outros sistemas operacionais.

Uma das vantagens do exFAT é o baixo consumo de recursos do sistema. Ele possui uma estrutura simplificada do sistema de arquivos em comparação com o NTFS, o que resulta em um acesso mais rápido aos arquivos e um desempenho mais eficiente em dispositivos com recursos limitados.

O FAT32, NTFS e o exFAT são três sistemas de ficheiros diferentes, que são usados para guardar organizar os dados num dispositivo de armazenagem. A sua utilização depende do tipo de dispositivo que está a usar.

Localize a unidade USB em Este PC. Clique com o botão direito e selecione Formatar. Etapa 3: Clique em Sistema de Arquivos e selecione exFAT no menu suspenso. Marque a caixa de seleção Formatação rápida se ainda não estiver marcada.

Bem, uma formatação rápida leva menos tempo para ser concluída, mas não apaga os dados de forma definitiva; ao contrário, apaga apenas os ponteiros. Por outro lado, um formatação completa apaga permanentemente tudo de sua unidade e leva mais tempo para concluir o trabalho.

Como formatar um pen drive no Windows

  1. Abra o Explorador de Arquivos e clique em Meu Computador na barra lateral;
  2. Selecione o seu pen drive, clique com o botão direito e clique em Formatar…;
  3. Deixe as opções como vieram de fábrica. ...
  4. Clique em Iniciar.

Formatar um disco no Windows
Quando o cartão microSD aparecer na lista de dispositivos, na barra de navegação da lateral esquerda, clique com o botão direito e selecione “Formatar”; Nessa próxima janela, selecione o “exFAT” como sistema de arquivos; Dê o nome desejado ao cartão e clique em “Iniciar”.

JPG

O formato de imagem compatível com a TV Pendrive é o JPG. Existem diversos programas para conversão e mudança de tamanho das imagens.

Solução 2. Usando o gerenciamento de disco do Windows

  1. Inicie o Gerenciamento de disco. Clique com o botão direito em Este PC e selecione Gerenciar. Em seguida, vá para Gerenciamento de disco. ...
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone da unidade USB que deseja formatar. Clique em Formatar. Selecione NTFS.

exFAT é o melhor formato de sistema de arquivos para discos rígidos USB/externos, pois é um sistema de arquivos multiplataforma. O exFAT pode ser lido por Windows e Mac e pode ser usado como uma unidade USB inicializável. Tem melhor compatibilidade com sistemas operacionais e dispositivos mais recentes do que o FAT32.

O pen drive, depois de algum tempo de uso, precisa ser formatado. Alguns programas para baixar no computador fazem uma limpeza ou verificação no dispositivo para mantê-lo como novo ou de fábrica. Uma formatação completa também é capaz de eliminar erros e liberar por completo o espaço.

Windows 10:

  1. Conecte o USB flash drive diretamente na porta USB disponível. ...
  2. Navegue nos arquivos de seu computador que você pretende transferir para o USB drive.
  3. Selecione os arquivos que deseja transferir.
  4. Clique e mantenha o botão do mouse pressionado para arrastá-los para o USB drive.

Assim, podemos concluir que não existe um número exato de quantas vezes você poderá formatar o seu HD ou SSD. O que podemos afirmar é que a formatação causa, de fato, um maior desgaste nos dispositivos, assim como um carro sofre maior desgaste em viagens longas.

Passo 1: Abra o Explorador de Arquivos pressionando as teclas "Windows" + "E". Passo 2: No explorador, procure sua unidade USB e clique com o botão direito nela. Passo 3: Clique em "Formatar" e selecione "exFAT" na lista "Sistema de Arquivos". Passo 4: Clique no botão "Iniciar" no final.