Para que serve o extrato Previdênciario CNIS?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O que é o CNIS? O Cadastro Nacional de Informações Sociais, mais conhecido por CNIS, é um documento onde consta todo o seu histórico contributivo à Previdência Social criado pelo Governo Federal em 1989. No Direito Previdenciário é mais comum chamarmos o CNIS de Extrato Previdenciário ou Extrato CNIS.

Você, trabalhador, ou o seu advogado de direitos trabalhistas, podem ir a qualquer agência do INSS e requerer o CNIS. Será preciso apresentar os seus documentos, RG e CPF, junto ao seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

DÚVIDAS EDITAL PROBEM – Como imprimir o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais

  1. Acesse o site da Caixa (www.caixa.gov.br)
  2. Clique em “Acesse sua Conta”
  3. Na página do internet banking procure pela opção “Serviços ao Cidadão”
  4. Em seguida clique sobre “Extrato Previdenciário”

Caso você verifique que a sua contribuição não aparece no extrato do CNIS, o aconselhável é atualizar os dados cadastrais do INSS pelo Meu INSS. Para isso, vá à opção “Novo Pedido”, “Atualização de Cadastro e Atividade” e escolha a opção que melhor se encaixa para você.

O extrato CNIS contém informações como o nome do empregador, o período trabalhado e a remuneração recebida. Além disso, é por meio deste documento que os valores pagos, a partir da Guia da Previdência Social (GPS), também podem ser confirmados.

O Extrato Previdenciário é um demonstrativo de todos os vínculos trabalhistas e previdenciários do trabalhador ou aposentado, com informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), um banco de dados do governo que registra dados trabalhistas e previdenciárias de todos os contribuintes do INSS.

Vale ressalvar que quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

O Número de Identificação Social (NIS) é gerado pelo chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), feito pela Caixa. O NIS é uma inscrição voltada a todos que têm direito ao recebimento de algum tipo de benefício social do Governo Federal, tais como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Acesse o site do Meu INSS. O primeiro passo para consultar seu tempo de contribuição no INSS é acessar o site do Meu INSS. ...
  2. Faça o login no site. ...
  3. Acesse o Extrato de Contribuição. ...
  4. Confirme suas informações pessoais. ...
  5. Verifique seu tempo de contribuição. ...
  6. Entenda o extrato de contribuição.

Depois do CNIS, a Carteira de Trabalho será o documento mais importante para a comprovação das suas contribuições. Como ela também é um dos documentos oficiais do Governo Federal, servirá como a sua carta na manga caso o CNIS contenha informações incorretas.

O extrato pode ser consultado no portal www.meu.inss.gov.br. Para isso, é preciso fazer um cadastro, informando diversos dados: Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), filiação, endereço, e-mail, CPF e senha, além de responder a várias perguntas pessoais que servem como proteção contra fraudes.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Em regra, após 5 dias do pagamento é para o banco de dados CNIS ser atualizado e, por via de consequência, a informação aparecer no extrato.

Para quem contribuiu como autônomo, se o código de contribuinte informado estiver errado, as contribuições não são registradas no Cnis, e os valores pagos ficam fora do cálculo da aposentadoria.

Quanto cobrar para acerto de CNIS? G) Retificação e atualização cadastral do Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS, bem como solicitação de cópia de processo administrativo e outros requerimentos administrativos não contemplados nas demais alíneas desse artigo: R$ 1.500,00.

Acesse o Meu INSS; Clique em “Entrar com gov.br”; Informe seu CPF e senha do Meu INSS para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar); Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.