Para que serve o exercício toque de calcanhar?

Perguntado por: opeixoto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O exercício que consiste em encostar no calcanhar é excelente porque trabalha os abdominais superiores e oblíquos.

Veja o passo a passo:

  1. Sente-se no chão e estique as pernas, tirando-as do chão;
  2. Incline-se ligeiramente para trás para que seu tronco e suas pernas formem um V, contraindo o abdômen;
  3. Gire o tronco de um lado para o outro;
  4. Lembre-se de se mover devagar e respirar.

O movimento base que trabalha esta zona interna do abdominal é a prancha. Para ficar com o V na barriga, aposte em exercícios como o mountain climb, o twist e várias variações da prancha lateral. Não percebeu nada e não sabe como é que se fazem estes movimentos?

Em , com os pés abertos na largura do quadril e as pernas levemente dobradas, segure uma anilha (ou uma garrafa grande) em cada mão. Flexione o corpo para um lado, retorne, e faça o mesmo para o outro lado.

Outro exercício para suas panturrilhas e tornozelos é a elevação do calcanhar em pé, que pode ser feita com uma única perna ou ambas. Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros. Simplesmente fique na ponta dos pés e depois abaixe os calcanhares até o chão. Tente fazer três séries de 10 repetições.

posicione os calcanhares sobre a pélvis e mantenha a base dos pés esticada; incline para trás em um breve ângulo e em paralelo à contração dos músculos do troco; use a curva dos pés para apoiar o corpo; sustente a posição por 30 segundos, com pausas de 1 minuto e com execução em três repetições.

Repetições: 10 a 15 repetições em cada série, com intervalo ideal de 30 a 60 segundos. Se for muito fácil realizar esse número de movimentos, acrescente carga ao exercício.

Deite-se de barriga para cima, com as pernas esticadas, e erga os dois braços acima da cabeça com os bíceps voltados para as orelhas. Contraindo o abdômen, levante os ombros do tapete e olhe para o teto — mas não estique seu pescoço. Levante as pernas cerca de 10 a 15 cm do chão e movimente-as.

Supra: trabalha a parte de cima da musculatura do abdômen; Infra: fortalece a parte inferior; Oblíquo: é executado para ambos os lados e trabalhará o resto da musculatura da região.

O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo. Ele, inclusive, é considerado um dos tipos de agachamento mais eficientes para ativar essas regiões.

O abdominal oblíquo consiste em uma variação do abdominal tradicional e tem como objetivo trabalhar o fortalecimento dos músculos oblíquos. Dessa maneira, esse exercício é uma ótima maneira de aumentar a musculatura abdominal e perder calorias.

Abdominal Canivete e meio canivete é uma excelente variação de exercício para trabalhar de forma isométrica Reto abdominal e Oblíquos e, os músculos Flexores do Quadril de forma dinâmica. Existem vários exercícios que podem ser prescritos para trabalhar a musculatura da região abdominal.

As melhores estratégias para afinar a cintura são fazer exercícios moderados ou intensos, comer bem e recorrer a tratamentos estéticos, como radiofrequência, lipocavitação ou eletrolipólise, por exemplo. A gordura localizada na cintura é o resultado do consumo de mais calorias do que se gasta por dia.

Para ter a virilha superdefinida, é preciso estar com o percentual de gordura bem baixo, o que só se conquista com dieta regrada e exercícios aeróbicos, e contar com a generosidade da genética.

Baixo tônus muscular - A primeira razão para um abdômen flácido é a falta de músculos na região. Enquanto algumas pessoas têm um grau de desenvolvimento abdominal, outras, simplesmente, não têm. O resultado é trabalhar pesado com exercícios que fortaleçam a barriga.

Melhores exercícios para afinar a cintura

  • Abdominal lateral.
  • Bambolê
  • Abdominal cruzado.
  • Girar e pular.
  • Abdominal com bola.
  • Prancha com perna elevada.
  • Prancha tradicional.
  • Sentar e alongar.