Para que serve o exercício de elevação pélvica?

Perguntado por: imagalhaes7 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Elevação Pélvica é um exercício que visa trabalhar a musculatura do glúteo. Quando bem executado, é um excelente aliado no ganho muscular da região. Além disso, essa atividade atua como um complemento para os treinamentos de posterior. Apesar de simples, o movimento requer muita atenção.

ELEVAÇÃO PÉLVICA NO BANCO
Mantendo a lombar reta e os joelhos estáveis, abaixe lentamente os quadris de duas a três polegadas do chão. Em seguida, empurre os calcanhares e levante os quadris novamente. Repita.

Os exercícios de elevação de quadril ajudam a fortalecer principalmente os músculos dos glúteos e do assoalho pélvico, promovendo também melhor estabilidade nas articulações do quadril e do core.

A elevação pélvica visa principalmente os glúteos – tanto o glúteo máximo quanto o glúteo médio – bem como os isquiotibiais. Seus quadríceps, núcleo e adutores do quadril também serão trabalhados durante o movimento, como explica Kim Moraes, educador físico e personal trainer da Smart Fit.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

O Banco de Elevação Pélvica é a melhor maneira de realizar o exercício de impulso do quadril, que é a forma mais eficaz de aumentar a força e o tamanho do glúteo máximo para melhorar o desempenho esportivo e estético.

As elevações pélvicas podem ser uma adição significativa a um treino de corpo inteiro ou a um dia de treinamento específico para as pernas. Se você é iniciante, tente fazer 3 séries de até 20 repetições usando o peso corporal.

Entre os exercícios mais recomendados estão o agachamento, o levantamento terra, o afundo, o glúteo 4 apoios e o stiff. Esses exercícios focam principalmente nos músculos glúteos (glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo) e também podem envolver outros músculos das pernas e da região lombar.

Exercícios Para Fortalecer O Quadril

  • 1 – Ponte. Deitada de barriga para cima, com pernas levemente afastadas, joelhos dobrados e braços esticados ao lado do corpo, levante o quadril e mantenha a posição por alguns segundos. ...
  • 2 – Prancha tradicional. ...
  • 3 – Prancha lateral. ...
  • 4 – Caminhada com elástico. ...
  • 5 – Ostra. ...
  • 6 – Afundo.

O agachamento é campeão quando o objetivo é ter um bumbum mais empinado. Isso porque ele trabalha vários músculos de uma só vez.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

A elevação pélvica aumenta a força e o tamanho dos glúteos de uma forma que muitos outros exercícios não conseguem, e os especialistas concordam que eles fornecem benefícios para muitas pessoas, desde atletas até adultos com mais de 65 anos.

Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.

Se você é iniciante, tente fazer 3 séries de até 20 repetições usando o peso corporal. Depois disso, progrida no exercício experimentando uma variação de perna única ou adicionando peso com segurança, seja com uma barra, anilha e halter – mais sobre isso abaixo.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.