Para que serve o exercício de agachamento?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

“O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força. Trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core [músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome]”, afirma Gabriel Forte, educador físico da Alice.

A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos. O que acontece quando a gente faz agachamento? Os benefícios do agachamento são diversos.

O agachamento fortalece musculatura e articulações
Estão envolvidos no agachamento regiões como coluna lombar, quadril, joelho e tornozelo. Por isso, ao realizar o movimento conseguimos fortalecer todos essas estruturas, seja na parte óssea ou na parte muscular.

O agachamento é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois ele é considerado multiarticular. Segundo o especialista, isso significa que ele movimenta várias articulações do corpo, o que gera um maior gasto calórico em comparação a um exercício que trabalha apenas uma articulação, por exemplo.

“Assim como em qualquer outro exercício, não é recomendado fazer agachamento diariamente. O descanso é fundamental para a recuperação muscular e para evitar lesões” diz Gisele Santos, professora e consultora do Smart Fit Coach.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Fazer 50 agachamentos por dia é uma boa forma de aumentar os glúteos, mas para que o exercício seja eficaz você deve executar cada um corretamente.

Fazer caminhadas, pedalar, correr e nadar, além de ajudar na liberação de endorfina, nos deixar mais dispostos e animados com a vida, também são ótimos exercícios para perder barriga, de forma dinâmica e animada.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Quando fazemos exercícios físicos, estamos pedindo para que o nosso corpo funcione em um ritmo acima do normal. As fibras musculares não estão acostumadas a grandes esforços ou à carga extra. Por conta disso, elas sofrem microlesões que, por sua vez, desencadeiam um processo inflamatório e fazem a dor aparecer.

Para que serve agachamento todos os dias
Se o assunto é sobre ganhar massa muscular na região inferior, então, o agachamento tem que fazer parte do treino. Apesar de trazer benefícios até mesmo para as costas, os principais atrativos desse tipo de exercício são o fortalecimento e a modelação de pernas e do bumbum.

O agachamento é considerado um dos exercícios mais completos. Isso porque além de exercitar o bumbum, trabalha a barriga, as coxas e as costas, ajudando a emagrecer, perder gordura e celulite e endurecer os músculos.

quadríceps

O agachamento é ideal para criar força, resistência e mobilidade nas pernas. Em todas as variações do movimento que existem, os músculos primários envolvidos são quadríceps, glúteos máximos e grandes adutores do quadril na parte interna da coxa.

O agachamento é um dos exercícios mais completos e que gasta mais calorias. Serve tanto para tornear as pernas quanto para emagrecer. Além disso, ativa grandes grupos musculares com a extensão e flexão do quadril e joelhos, mas é preciso ter cuidado ao realiza-lo.

1- Agachamento com salto
É um dos exercícios para emagrecer rápido e perder a barriga que não podem faltar no seu plano de treino. Então, para realizá-lo, fique em pé e posicione seus pés na largura dos ombros. Leve o quadril para trás e agache, como se fosse sentar em uma cadeira, o máximo que conseguir.

Bem, o agachamento livre é o exercício ideal para você! Isso porque, se você agachar corretamente, sua parte inferior do corpo ganhará mais força e resistência. Isso levará a um melhor desempenho em outras atividades físicas, esportes e algumas atividades diárias simples.

Por que o desafio dos 30 dias de agachamento não é ideal? Agachamentos são incríveis, mas repetir, todos os dias, o mesmo exercício muitas vezes pode aumentar o risco de lesões, principalmente se você não está acostumado a treinar regularmente.