Para que serve o exame TRAb anticorpo anti receptor de TSH?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 17 votos

É útil no diagnóstico de hipertireoidismo e na avaliação de recidiva da doença de Graves, uma vez que seus níveis diminuem com o uso de drogas anti-tireoidianas.

Descrição ParâmetroValor Referência
Descrição Parâmetro ANTICORPO ANTI RECEPTOR DE TSH - TRABValor Referência Reagente....: Superior a 3,10 UI/L Não reagente: Inferior a 3,10 UI/L
Descrição Parâmetro METODOValor Referência ---

A presença de TRAB indica que a tireotoxicose do paciente tem etiologia autoimune, em vez de ser devida a bócio nodular tóxico.

(Tireoidite Autoimune)
A tireoidite de Hashimoto acontece quando anticorpos no organismo atacam as células da tireoide – uma reação autoimune. A maioria das pessoas acaba apresentando hipotireoidismo. Normalmente, a pessoa com hipotireoidismo se sente cansada e não tolera o frio.

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

O exame de tsh é muito importante para avaliar a saúde da tireoide, sendo capaz até mesmo de auxiliar na detecção do câncer.

Anticorpo Anti-Receptor de TSH (TRAB) - R$91,00 - Labi Exames.

Doença de Graves é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireóide. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

Recomenda-se dosar o TRAb em gestantes com DG ou historia pregressa de DG, no início e no terceiro trimestre de gestação (entre a 20ª e 24ª. semanas de gestação), para avaliar risco de hipertireoidismo fetal e tireotoxicose neonatal transitória (20,21,4).

Não reagente significa o resultado negativo de determinado exame.

Opções de tratamento para a doença de Graves
Uma das formas de tratamento consiste em uso de medicações chamadas de anti-tireoideanas. Elas atuam reduzindo a produção do hormônio pela glândula tireoide e também na redução de sua conversão para formas ativas no organismo.

Seus níveis diminuem com o uso de drogas antitireoidianas, podendo ser usados para predizer a recidiva da doença.

A doença de Graves é um processo autoimune no qual o sistema imunitário inapropriadamente produz anticorpos contra a própria tireoide. Esses autoanticorpos, conhecidos como TRAb, atacam os receptores do TSH, fazendo com que a tireoide pense haver excesso de TSH na circulação sanguínea.

Causada por um desequilíbrio no sistema imune e na produção de anticorpos, a Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória.

A tireoidite de Hashimoto pode levar ao hipotireoidismo, que pode ser devidamente tratado, permitindo que a pessoa leve uma vida normal. Vale lembrar que, em situações especiais, como nas gestantes, pode ser necessária a reposição com hormônio tireoidiano durante a gravidez.

Riscos da falta de cuidado. A Tireoidite de Hashimoto destrói as células tireoidianas aos poucos, afetando um ou vários órgãos ao mesmo tempo. Assim, quando os sintomas aparecem, significa que a doença já está em uma fase avançada.