Para que serve o exame TAP e KPTT?

Perguntado por: mjesus8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Os exames tempo de tromboplastina ativa (PTT) e tempo de protrombina (TAP) servem para medir o tempo que o sangue leva para coagular. A coagulação é um processo muito importante para a nossa saúde, porque a perda excessiva de sangue pode levar à hemorragia.

Tempo de protrombina (TP ou TAP)
O TP é o tempo em segundos para formação do coágulo de fibrina. É um procedimento laboratorial que avalia os fatores de coagulação II, V, VII e X (via extrínseca), sendo que, destes, os fatores II, VII e X são vitamina K-dependentes.

O coagulograma, também chamado de prova de coagulação, é um conjunto de exames usado para avaliar se a coagulação do paciente está ou não dentro dos parâmetros normais e se o tempo de coagulação é ou não ideal. Ele é capaz de diagnosticar uma vasta série de complicações hemorrágicas.

Valores menores de 2,5 significam que há pouco anticoagulante no sangue, e há um risco maior de trombose. Valores maiores de 3,5 indicam anticoagulante em excesso, e maior risco de hemorragia. Por isso, o controle de TAP é tão importante.” (Dr.

Tempo de Atividade da Protrombina - R$14,00 - Labi Exames.

Valores normais: 5 a 14 minutos. Interpretação: É exame útil na avaliação da via intrínseca da coagulação, porém é teste de pouca sensibilidade. Um resultado anormal demonstra a existência de defeito hemostático sério de um dos fatores da coagulação, exceto o fator Vll.

Um TTPa prolongado pode ser decorrente da deficiência de um fator de coagulação ou da presença, no plasma, de um inibidor de um fator de coagulação específico (p. ex., anticoagulante lúpico). Mistura-se um volume de plasma do paciente com um mesmo volume de um doador saudável.

O coagulograma permite diagnósticos variados, como, por exemplo, doenças hematológicas, intoxicações, doenças infecciosas e entre outras. Ele também avalia o risco de sangramento em procedimentos ou em vigência do uso de medicamentos.

Determinar a sensibilidade dos fatores da coagulação Os testes de TP e TTPA são considerados testes de triagem da coagulação. É importante conhecer a sensibilidade destes testes na identificação da deficiência de diferentes fatores da coagulação.

O TTPa, sigla para Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada, é um exame que avalia a coagulação do sangue. Ele pode estar alterado por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

deficiência de vitamina K; desenvolvimento de anticoagulantes circulatórios – anticorpos que reduzem a atividade de um fator específico de coagulação; doença hepática grave – hepatite, cirrose, esteatose hepática aguda da gravidez ou insuficiência aguda das funções do fígado.

Com o tap-test, o diagnóstico de HPN é confirmado se o paciente melhora após a punção. Além de confirmar o diagnóstico, o tap-test serve para definir se o paciente vai se beneficiar da colocação de uma válvula para retirada contínua do excesso de LCR.

4 horas

Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Coagulação: A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente não utilizar garrote.

O exame confirma ou indaga um diagnóstico e monitora um tratamento que está sendo feito pelo paciente e verifica se há alguma alteração no organismo do indivíduo.

Como ácido acetilsalicílico, metildopa, azitromicina, paracetamol e ceftriaxona podem causar alteração no tempo de protrombina, é fundamental monitorar os pacientes que utilizam essas drogas por meio da avaliação laboratorial do coagulograma.

Exames de coagulação
Os mais comuns desses exames são o tempo de protrombina (TP) e o tempo de tromboplastina parcial (TTP). Os níveis de fatores de coagulação individuais também podem ser determinados.

O tempo de protrombina (TP) ou tempo de atividade da protrombina (TAP) e seu derivado índice internacional normalizado, também conhecido como razão normalizada internacional (RNI ou INR), são medidas laboratoriais para avaliar a via extrínseca da coagulação. Ou seja, para ver se a sua coagulação se encontra adequada.