Para que serve o exame IgE múltiplo HX2?

Perguntado por: acorte4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

- Este teste é utilizado para identificar o alérgeno responsável pelas manifestações alérgicas de um indivíduo.

Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.

Valores normais: < 100 kU/L. Valores diminuídos: níveis abaixo de 7 kU/L sugerem pouca probabilidade para distúrbios alérgicos.

Atualmente, há dois tipos de exames de sangue para alergias: IgE total e IgE específico.

Existem testes para diagnosticar qualquer tipo de alergia

  1. Testes de leitura imediata e de contato com a pele;
  2. Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue;
  3. Testes de provocação.

O teste alérgico é a melhor maneira de confirmar se uma pessoa é alérgica. Pode ser feito no consultório (teste cutâneo ou prick teste), demorando poucos minutos e praticamente indolor e confirma com precisão se você é alérgico e ao que tem alergia. Também pode ser feito através de exames de sangue.

Exames simples como o hemograma completo podem sugerir alergia quando há aumento de eosinófilos (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo). A dosagem da Imunoglobulina E total pode ser feita em pacientes com história de rinite, asma e dermatite atópica.

Teste de IgE total
Através de uma amostra de sangue, são medidos os níveis de anticorpos, as imunoglobulinas da classe E (IgE), são usualmente associados com a alergia e/ou parasitose. Por isso é importante medir os níveis.

TESTE DE ENFRENTAMENTO OU DE PROVOCAÇÃO: Este teste é o melhor para comprovar ou descartar a suspeita de alergia, mas não está indicado para todos os casos. Deve ser realizado em hospital ou clínica preparada para atendimento de emergência, sempre com a presença do médico.

Teste de sangue
Um exame de sangue pode medir a resposta do sistema imunológico ao leite, medindo a quantidade de anticorpos da imunoglobulina E (IgE) no sangue.

Este teste é utilizado para identificar o alérgeno responsável pelas manifestações alérgicas de um indivíduo.

PREPARO: Jejum de 4 horas. Este exame não necessita de preparo.

Por estar presente na superfície dessas células, que normalmente aparecem em maiores concentrações no sangue durante reações alérgicas, o IgE está relacionado a casos de alergias. No entanto, a concentração do anticorpo também pode estar aumentada devido a doenças causadas por parasitas e doenças crônicas, como a asma.

A imunoglobulina E (IgE) está normalmente presente em níveis muito baixos no plasma e é produzida por plas- mócitos nos tecidos linfóides associados à mucosa.

As vacinas de alergia não são um medicamento, e sim uma abordagem natural do sistema imunológico, aumentando a tolerância do paciente aos alérgenos que o incomodam. Se você for diagnosticado com uma alergia tratável através de vacinas, o seu alergista irá te recomendar o tratamento baseado nos testes realizados.

Os principais sintomas de alergia na pele são vermelhidão, coceira, Manchas, pápulas vermelhas, sensibilidade e Ressecamento da pele. "Esses sintomas podem aparecer na pele em minutos ou até horas depois do contato e persistir por dias a meses", afirma a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista consultora da Sallve.

Geralmente, os responsáveis por essa irritação são cremes, sabonetes, perfumes, maquiagens, plantas, remédios, produtos com látex, bijuterias, entre outros.

Teste Completo de Intolerâncias - R$1.198,00 - Labi Exames.