Para que serve o exame dihidrotestosterona?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Para que serve o teste? Está basicamente indicado para ajudar no diagnóstico de pseudo-hermafroditismo que ocorre no sexo masculino (deficiência da 5-alfa-redutase). Também é útil na avaliação de casos de hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres.

Câncer de próstata: O hormônio DHT é essencial para o desenvolvimento normal da próstata. Porém, quando em altas quantidades, pode causar um crescimento excessivo da próstata e aumentar o risco de câncer no órgão.

Um desequilíbrio de hormônios ou uma sensibilidade aumentada ao dihidrotestosterona pode resultar em queda de cabelo. Para as mulheres, essa queda de cabelo resulta em afinamento geral, em vez do recuo da linha do cabelo e padrão de ferradura visto em homens.

Interpretação clínica: A Dihidrotestosterona encontra-se aumentada nos casos de ovários policísticos, tumores testiculares, assim como em casos de aumento da atividade da enzima 5 alfa redutase (que leva à síndrome hiperandrogênica ou hirsutismo).

O DHT é uma versão super concentrada de testosterona e por isso, uma característica do organismo masculino. Isso não quer dizer que a s mulheres não possam produzir esse hormônio, mas quando saudáveis e com equilíbrio hormonal, o comum é que as mulheres neutralizem o testosterona e evitem a conversão para o DHT.

Os níveis circulantes de DHT são 1/10 e 1/20 dos da testosterona em termos de concentrações totais e livres, respectivamente. Porém, os níveis de DHT são maiores em tecidos com maior concentração da enzima 5-alfarredutase, como a próstata.

"Esse hormônio vital é imprescindível, porque possui efeitos cardioprotetor, antiobesidade e antidiabético. Também atua na manutenção da saúde óssea, síntese e força muscular, função cerebral, atividade imunológica e manejo do perfil lipídico", afirma Jéssica.

testosterona

Existem diversos andrógenos, sendo a testosterona e seu derivado diidrotestosterona (DHT) os mais envolvidos na calvície e queda de cabelo. Outros andrógenos incluem a androstenediona, a deidroepiandrosterona (DHEA) e o sulfato de deidroepiandrosterona (SDHEA).

Sinais e sintomas de testosterona baixa

  • Diminuição da libido;
  • Disfunção erétil;
  • Diminuição das ereções espontâneas matinais;
  • Dificuldade de atingir o orgasmo;
  • Diminuição das fantasias sexuais.

pregnenolona

Hormônios essenciais no processo de envelhecimento
Um dos hormônios ligados ao envelhecimento é a pregnenolona, responsável pela capacidade cognitiva. É função deste hormônio manter os impulsos nervosos, capacitar a memória, preservar a capacidade de raciocínio e reduzir o risco de demências.

Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo.

1. Chá verde: O chá verde contém grandes quantidades do composto vegetal EGCG, que pode apoiar o crescimento do cabelo ao impedir a DHT de danificar os folículos capilares. 2. Óleo de coco: O ácido láurico demonstrou bloquear a produção de DHT em estudos realizados em animais, mas são necessários testes em humanos.

Para que serve o teste? Está basicamente indicado para ajudar no diagnóstico de pseudo-hermafroditismo que ocorre no sexo masculino (deficiência da 5-alfa-redutase). Também é útil na avaliação de casos de hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres.

Nos estudos pré-clínicos, a quercetina demonstrou uma inibição da produção de DHT e bloqueou a ação da enzima alfa-5 redutase, diminuindo o estresse oxidativo. Por exemplo, ao combinar a quercetina com um medicamento comumente prescrito para o tratamento da queda de cabelo, ela diminuiu a produção de DHT em ratos.

Contudo, com o passar dos anos, assim como todos os outros hormônios e funcionalidades do nosso organismo, é normal que os níveis de DHEA sejam reduzidos. Por isto, a terapia de reposição tem sido grande aliada, principalmente, a partir da menopausa.