Para que serve o exame de sangue DHT?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Para que serve o teste? Está basicamente indicado para ajudar no diagnóstico de pseudo-hermafroditismo que ocorre no sexo masculino (deficiência da 5-alfa-redutase). Também é útil na avaliação de casos de hirsutismo, que é o crescimento excessivo de pelos grossos e negros em mulheres.

A pesquisa e dosagem de dehidrotestosterona (DHT) é um exame laboratorial que utiliza uma amostra de sangue para diagnosticar pseudo-hermafroditismo (genitália ambígua) ou hirsutismo, excesso de pelos nos parâmetros masculinos em mulheres.

Interpretação clínica: A Dihidrotestosterona encontra-se aumentada nos casos de ovários policísticos, tumores testiculares, assim como em casos de aumento da atividade da enzima 5 alfa redutase (que leva à síndrome hiperandrogênica ou hirsutismo).

O açúcar causa inflamações e aumenta a produção de DHT no corpo. O excesso da substância na alimentação cancela qualquer benefício que você obtém de outros alimentos. Pode parecer fácil ficar longe de açúcares adicionados e doces, como cookies e bombons.

A finasterida é um bloqueador de DHT que diminui a enzima que converte a testosterona em DHT, reduzindo efetivamente os níveis de DHT no corpo. No entanto, como o DHT é tão importante para as operações reprodutivas do corpo, a finasterida pode ter efeitos colaterais graves, como perda da libido.

Nos casos de pseudo-hermafroditismo masculino por deficiência desta enzima, a testosterona mostra-se normal ou elevada, a DHT baixa ou normal e a relação entre testosterona e DHT bem maior que o normal (normal após puberdade: menor que 20; casos de deficiência de 5-alfa-redutase: maior que 35).

Em mulheres, o nível ideal de DHT varia entre 5 e 46 ng/dL. Já para homens, esse número varia de 16 a 79 ng/dL.

testosterona

A testosterona, hormônio masculino, é a principal causa de calvície. Estresse, amamentação, pós-cirurgias, deficiência de nutrientes, menopausa também podem provocar a queda de cabelo.

hormônio DHT

No organismo humano, o hormônio DHT é produzido pela mesma enzima que auxilia no crescimento dos novos fios de cabelo.

A ação do DHT em conjunto com outros hormônios andrógenos leva à formação do pênis, escroto e próstata no feto. Assim, fetos com baixos níveis de DHT, podem ter genitália ambígua ou mesmo feminina. Após o nascimento, os níveis de DHT tendem a ter um leve e transitório aumento, estabilizando após seis meses de vida.

Frutas. O nutricionista afirma: “frutas como maçã e banana colaboram na produção do zinco. Além disso, tomate, laranja, maracujá, limão e morango são ricos em vitamina C, importante aliada da produção hormonal de testosterona”.

DHT é um hormônio que é produzido quando a testosterona combina com a enzima 5-alfa reductase. DHT exerce seus efeitos a nível celular no folículo piloso causando o encolhimento, tornando o cabelo fino e fraco, tornando-se irreconhecível e causando queda de cabelo levando à alopecia.

Quais são?

  • Finasterida. De todos os diversos tratamentos que se dizem bloqueadores de DHT, existem apenas alguns que podemos realmente confiar. ...
  • Dutasterida. Além da Finasterida, a Dutasterida também é um medicamento que tem sido utilizado contra a calvície. ...
  • Saw Palmetto.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.