Para que serve o exame de sangue anti-RNP?

Perguntado por: gbonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Exames. O anticorpo anti-RNP é dirigido contra a fração nuclear das ribonucleoproteínas (sn-RNP). Aparece em baixos títulos em 30% a 40% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, lúpus discóide, AR, Síndrome de Sjogren e lúpus induzido por droga.

A reação quando positiva, é considerada como um marcador para o diagnóstico do LES, estando presente em torno de 40% dos pacientes não tratados. O seguimento dos títulos de anticorpos anti-DNA pode ser útil na avaliação da resposta terapêutica.

Anticorpos Anti-Sm - R$39,00 - Labi Exames.

Obtendo o link do RNP Conferência Web

  1. Acesse a página do Conferência Web e efetue login com sua conta federada: conferenciaweb.rnp.br.
  2. Na sua página inicial, clique no ícone à direita do campo "Seu endereço"
  3. Então copie o link e guarde.

O lúpus induzido por drogas (LID) é descrito como o desen¬volvimento de sintomas semelhantes ao do lúpus eritematoso sistêmico idiopático, temporalmente relacionado à exposição a drogas, havendo, comumente, a resolução do quadro com a sus¬pensão do medicamento desencadeante.

A dosagem do fator reumatoide é feita a partir de uma pequena amostra de sangue que deve ser coletado em laboratório, onde será realizado o teste para identificar a presença do anticorpo. No entanto, se o teste for positivo, não significa necessariamente que se trata de artrite reumatoide3.

Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e ainda permitem que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta consideravelmente as chances de sucesso nos tratamentos.

Alguns dos exames comumente solicitados são: Exame de urina; FAN (fator ou anticorpo antinuclear); Teste de anticorpos (como o anti-Sm e anti-DNA).

Sempre que o resultado for “não reagente” nos documentos de exames, significa que o indivíduo não possui aquela doença, ou esta ainda não está desenvolvida em seu organismo naquele momento.

Valores normais: Negativo.

O fator antinuclear (FAN), também chamado de anticorpos antinúcleo (ANA), é um ensaio comumente utilizado para detectar autoanticorpos humanos, principalmente nos casos em que há suspeita de doenças autoimunes.

C3 e C4 são utilizados para determinar se deficiências ou anormalidades no sistema complemento estão provocando ou contribuindo para a condição ou doença de um paciente.

O anticorpo anti-Sm (Smith, nome do primeiro paciente em que foi reconhecido), possui alta especificidade para o LES, porém sua sensibilidade nestes pacientes é de apenas 25 a 30%, geralmente durante a fase aguda da doença. Raramente aparece em outras desordens.

Para saber se um profissional tem registro no Crea é só realizar a pesquisa, munido do nome completo do indivíduo, em nossa área de Consultas Públicas. Lá você pode verificar a formação do profissional, se ele é registrado no Conselho e o mais importante: se ele está regularizado e ativo no Sistema.

O Visto Profissional é um serviço do CREA sem custo para profissionais com RNP.

Crea-SP é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo.

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar.

O lúpus é uma doença crônica (de longa duração) que alterna períodos de calma ou remissão com outros de reativação, chamados de surtos. Os sintomas aparecem e desaparecem. Pode causar inflamação (por exemplo, lesão na pele) uma semana e nenhum sintoma na semana seguinte.