Para que serve o exame de mapeamento cerebral?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Com o Mapeamento Cerebral é possível definir com mais precisão a área do cérebro que não está em bom funcionamento, seja por um tumor, um AVC (derrame) ou epilepsia. Com este exame, também é possível acompanhar evolutivamente alguns casos de doenças degenerativas cerebrais.

A duração média do exame é entre 30 e 120 minutos. Porém, é possível fazer o registro prolongado conforme solicitação médica. Inicialmente, realizar-se um registro espontâneo da atividade elétrica cerebral durante a vigília (paciente acordado).

O mapeamento de retina dura cerca de 1h. Às vezes, a parte mais demorada é a dilatação da pupila, que costuma acontecer antes mesmo de você encontrar com o médico.

Durante o exame o técnico pode solicitar que o paciente faça algumas ações como fechar e abrir os olhos e também usar técnicas como hiperventilação e foto-estímulo. A cada uma dessas manobras, o software faz um registro de pelo menos 2 minutos, traçando os caminhos cerebrais com o EEG.

A ressonância magnética (RM) é um método de diagnóstico que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A RM é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas.

"Esses sinais de variação lenta no cérebro são uma maneira de obter uma coordenação em larga escala das atividades em todas as diversas áreas do cérebro. Quando a onda aumenta, as áreas ficam mais excitáveis; quando elas diminuem, elas se tornam menos excitáveis."

A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.

A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.

Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame; Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame, uma vez que não será permitido tomar banho com o aparelho; Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários.

- Usar camisa ou roupas com mangas largas, fácil de vestir. - Tomar banho antes da instalação do aparelho, pois não será permitido fazê-lo com a MAPA em uso. - Evitar esforço físico não habitual 24hs antes do exame.

Por meio desse exame é possível detectar diversos tipos de doenças como o glaucoma, tumores na retina e, sobretudo, acompanhar a evolução de doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, inflamações reumáticas, entre outras, que podem trazer danos irreversíveis aos olhos.

A ressonância magnética do crânio auxilia no diagnóstico de doenças neurológicas, infecciosas, traumáticas e oncológicas. O exame é altamente tecnológico e fornece informações importantes sobre estruturas internas da cabeça, incluindo o cérebro.

Angiografia cerebral é um exame importante para investigar problemas nos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Hemorragias, tumores e coágulos são algumas condições diagnosticadas e tratadas com o suporte desse teste, que coleta imagens internas da cabeça.

Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

No EEG com mapeamento cerebral, é criado um mapa colorido no qual ondas de amplitudes diferentes são marcadas com cores, desenhando o local atingido pelas descargas irregulares e possibilitando uma visão mais detalhada da atividade cerebral.

Quando o exame é normal, significa que a atividade elétrica cerebral está dentro dos padrões que se espera, considerando fatores como a idade e estímulos realizados durante o EEG.

Um laudo de eletroencefalograma normal, como o nome sugere, traz resultados que seguem o padrão de registro de atividade cerebral. Se o paciente for adulto, por exemplo, o exame em vigília deve mostrar ondas de alta frequência e baixa amplitude (alfa e beta).