Para que serve o exame de CPK?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O exame creatinofosfoquinase (CPK) é útil para ajudar no diagnóstico de doenças como infarto, insuficiência renal ou pulmonar, dentre outras.

O que é Cpk? CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

Papel da creatinofosfoquinase (CPK ou CK)
Enquanto pequenos aumentos da CK podem ocorrer em situações benignas, como após intenso esforço físico, grandes elevações dos níveis sanguíneos são um sinal de grave doença muscular.

A CPK total se eleva poucas horas após o exercício, atingindo valores aumentados depois de um a quatro dias e queda gradativa após cerca de três a oito dias. No entanto, se a atividade física é praticada de forma continuada, essa enzima se mantém persistentemente elevada.

A elevação sérica da CPK pode ser observada nas seguintes condições clínicas: infarto agudo do miocárdio (IAM), rabdomiólise, distrofia muscular progressiva, lesão muscular por esmagamento, aci- dente vascular cerebral (AVC), tétano, intoxicação por monóxido de carbono, alcoolismo crônico, psicose, hemofilia grave, ...

neurologista

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

Creatina Fosfoquinase - R$14,00 - Labi Exames.

Quando o exame é pedido? Em pessoas que tiveram um infarto do miocárdio, a CK em geral é pedida logo que o paciente é atendido e repetida a cada 4 a 6 horas, até um total de 3 exames. Quando há dor ou fraqueza muscular, o médico pode pedir a CK para detectar lesão de músculos.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

Entenda o resultado: Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos.

Exames laboratoriais
O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável. O teste de troponina é geralmente solicitado no pronto-socorro quando você tem dor no peito ou outros sinais e sintomas de uma possível SCA.

Taxas altas de CPK podem sinalizar danos no coração, logo, a diminuição do colesterol ajudará na prevenção de maiores prejuízos. Consuma os seguintes alimentos para reduzir o colesterol: aveia, feijão, morango, uva, maçã, soja, peixes gordurosos, castanhas, beringela e quiabo.

Em indústrias de base, normalmente os laudos de qualidade do produto exigem que o Cpk seja maior ou igual a 1,33.

CPK alta é um problema em um sedentário, ai tem algo errado. Ou se vc tiver uma CPK alta no coração, ai vc pode infartar. Também não é indicador de overtraining como alguns pensam. Resumindo: Não se preocupe com isso se vc estiver praticando musculação ou atividades físicas pesadas e não for no seu coração.