Para que serve o efeito Joule?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O efeito Joule é um fenômeno físico que consiste na conversão de energia elétrica em calor. Esse fenômeno ocorre quando algum corpo é atravessado por uma corrente elétrica.

O efeito joule é resultado da ação da corrente elétrica passando em um resistor. Parte da energia elétrica é transformada em energia térmica. Um exemplo de efeito joule é o chuveiro.

A sua principal contribuição foi a descoberta da transformação de energia elétrica em calor.

O chuveiro elétrico esquenta porque apresenta uma resistência elétrica, que aquece a água quando passa uma corrente elétrica. A esse fenômeno chamamos de efeito Joule.

O efeito térmico, também chamado de efeito joule, surge dos inúmeros choques dos elétrons de um condutor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Quando os átomos recebem energia, eles passam a vibrar com mais intensidade e, quanto maior a vibração, maior é a temperatura do condutor.

Unidade de trabalho, energia e de quantidade de calor. O joule é o trabalho produzido por uma força de 1 newton cujo ponto de aplicação se desloca 1 metro na direção da força.

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).

Energia = Potência x Tempo
A unidade de energia é representada por joule, a unidade de potência é o watt e a unidade de tempo é o segundo.

Dentre os aparelhos, operam de acordo com o efeito Joule o secador de cabelo, ferro de passar, churrasqueira elétrica, chuveiro, forno elétrico, chapinha, torradeira e panela elétrica.

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.

Ao ser percorrido por uma corrente elétrica, um condutor se aquece, liberando energia términa devido à potência elétrica dissipada na sua resistência ôhmica. Em outras palavras, calor é liberado ao ambiente devido ao encontro entre os elétrons em movimento com os átomos do condutor.

Entendendo esta relação podemos dizer que a energia (Joule) é igual a Potencia (Watts) multiplicada pelo tempo (segundos).

hidrelétricas

Nossa principal fonte de energia continuam sendo as hidrelétricas (58,1%), seguidas de gás natural (12,2%), eólica (11,3%), bioenergia (7,7%), carvão (4,2%), outros combustíveis fósseis (2,4%), nuclear (2,3%) e solar (2%).

Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.

James Prescott Joule (1818 - 1889)

Essa é uma dúvida que muita gente que curte o Tiro Esportivo tem. Afinal de contas, é bem importante saber qual a energia usada pela sua pistola ou carabina de pressão. O Joule é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica, também utilizada para medir energia térmica.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.