Para que Serve o ebó IKU?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O principal objetivo do Ebó é transformar ou equilibrar dificuldades, seja na saúde, trabalho, família, amor, justiça ou em outras situações da vida. Para os yorubás, tudo que é realizado como trabalho ou oferenda aos Orixás é chamado de ebó.

Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida. Faltar com o ebó é incorrer em grave penalidade que interrompe o movimento (do axé), deprecia os laços entre deuses e humanos, permitindo o declínio da energia vital.

Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

Então, Ikú é uma palavra da língua yoruba que significa morte, identificado no jogo do merindilogun pelo odu owarin. É o único Orixá que incorpora em toda cabeça humana.

Ikú, a Morte é um Orixá, designado por Olodumare para uma função derradeira. Existem e são raríssimas, pessoas de Ikú que, evidentemente, não são iniciadas, cumprem normalmente seu destino e tem funções específicas num Ilê Axé.

As Religiões de Matrizes Africanas possuem três orixás que estão relacionados com a morte: Nanã, a orixá progenitora da vida e da morte, a mãe do morto, considerada como a própria morte, Oyá que deu a luz a um egum, criou o rito do axexê e é a orixá que leva o balaio do morto e Omolú, que representa a terra que come os ...

Enquanto Iku esperava a pessoa que substituiria Oxaguian, o Orixá Comedor de Inhame Pilado fugiu para bem longe, onde Iku não o encontraria. Oxaguian enganou Iku. Oxaguian foi o único que conseguiu enganar a morte.

Geralmente com a comida e bebida preferidas do òrìsà e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes. Após o ebo também se faz necessário um tempo de abstinência de algumas coisas como sexo, álcool, bebidas escuras e por ai vai.

Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100. “Bota um pênis de cera, um testículo ou pênis de boi, milho branco, boneco branco, azeite doce e mel”, disse.

Existem vários tipos de Ebós: o Ebó pelos primeiros frutos, Ebó para a paz, Ebó de abertura de caminhos, Ebó para arranjar emprego etc. Estas práticas visam principalmente a restaurar o indivíduo, dando-lhe mais ânimo para enfrentar o combate do dia-a-dia.

O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.

Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.

Cada pessoa tem cinco odús, quatro deles são referentes à sua vida material e um ao seu caminho espiritual. O de nascimento (que é o espiritual), qualquer pessoa interessada pode saber através de números qual é seu odú.

Ocarã

Ocarã (em iorubá: okaran) é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com uma concha aberta pela natureza e quinze fechadas. Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.

Orixás: Os Nove Eguns.

Fervido - Sopão grosso com farinha de mandioca e pedaços de carne e hortaliças. E comida de eguns, servida também para os humanos por ocasião das solenidades dedicadas aos primeiros. Arroz com galinha - É igualmente comida de eguns e servida nas ocasiões mencionadas anteriormente.

12 (1) Ajogun literalmente significa, “guerreiros contra o homem”, é um nome coletivo para oito coisas ruins: ikú (morte), àrùn (doenças), òfò (prejuízos), ègbà (paralesia), òràn (tribulações), èpè (pragas), èwòn (prisão), èse (preocupações de qualquer tipo), os quais os iorubás acreditam ser os mais importantes ...

"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.

Para aparecer, o espírito precisa de uma roupa sagrada, a Opá. Só os grandes sacerdotes podem não só invocar o morto e trazê-lo de volta, como também tecer sua roupa, temporária morada do parente morto enquanto ele está entre os vivos.