Para que Serve o ebó de 7?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual, contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se para os alimentos a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exú e dos Orixás.

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O ebó é uma prática do Culto à Ifá e do Candomblé e só pode ser revelado através do jogo de búzios ou Òpèlè Ifá (jogo de Ifá). Por estar sempre ligado a um Odù (caminho de Ifá) ou Orixá, somente os Babalawôs, Babalorixás ou Yalorixás podem interpretar o ebó caído no jogo.

Existem vários tipos de Ebós: o Ebó pelos primeiros frutos, Ebó para a paz, Ebó de abertura de caminhos, Ebó para arranjar emprego etc. Estas práticas visam principalmente a restaurar o indivíduo, dando-lhe mais ânimo para enfrentar o combate do dia-a-dia.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática. Se a mulher teve parto normal, a penetração também pode doer e machucar.

Quando um preceito desse tipo é descumprido ou corre risco de ser violado, pode-se utilizar uma ação judicial para evitar ou reparar o dano. Se o prejuízo for causado pelo Poder Público, a ação adequada é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

O banho de ervas, nominado na língua yorubá como abô, é um processo de purificação e fortalecimento que se utiliza dos elementos da natureza, comum às religiões panteístas. No candomblé as ervas são uma dádiva muito importante do orixá Ossain, pois, sem as ervas e folhas, nenhuma cerimônia pode ser iniciada.

Retrata um ritual específico no Candomblé de purificação onde são evocados sucessivamente os três sentidos da palavra Ebó: sacrifício, oferenda e alimento.

Antes de ser Babalorixá, é preciso que o médium seja um filho de santo e que, após a realização da obrigação de sete anos de feitura, conste nos jogos de búzios (ou qualquer outro meio utilizado para se comunicar com as divindades) se é ou não a missão do filho de santo em questão iniciar seu próprio terreiro.

Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros. “Nos terreiros, esses grupos se converteram em Pretos-Velhos, Caboclos, Baianos, Mirins, Pomba-Giras e Exus, respectivamente”.

EBÓ OMO ODU DE OSSA-MEJI “OKU”
9 bandeirinhas com morim vermelho, sendo as varinhas com atori de amora, 1 cabaça (com água de cachoeira), 9 imãs, 9 gotas de azogue, 9 búzios, 9 conchas, 9 dandá da costa, 9 moedas.

O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho. Algumas casas pedem apenas que não se coma carne vermelha, outras casas pedem que não se coma nenhum tipo de carne, seja carne branca ou carne vermelha.

Ebo Iyònu: Sacrifício para transformar a Raiva, Ódio em Afeto ou para obter os favores de um Orisa ou Ancestral.

Obi é um fruto indispensável em rituais do candomblé, também conhecido como Noz-de-cola, seu nome científico é Cola acuminata. Usado principalmente no ritual de Ori, bori, feitura de santo e Jogo de Obi.

Esse tipo de situação é conhecido como "Despacho" na umbanda, que é a realização de oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos, como foi o caso), além de cruzeiro das almas, matas, rios, descampados, mares.

Exu do Ouro é o único guardião ou entidade que trabalha 100% para o bem e pode ser cuidado dentro de sua casa. Exu chama dinheiro é o grande guardião que nos auxilia um fluxo de dinheiro constante e se invocado junto com Exu do Ouro seus rendimentos serão infinitos.

3 – Exu de Lei
Tem o Senhor Tranca Ruas. O primeiro, a mente por trás da linhagem, ao qual chamamos na Umbanda Sagrada de trono. A força mental que sustenta todos os Tranca Ruas e que está ligado a Ogum na Criação Divina.

Exú abre caminhos. Essa entidade representa as novas estradas, oportunidades, a vida e determinação. Contudo, por ser um protetor fiel, ele auxilia no encontro da melhor trilha a ser percorrida.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...