Para que serve o DRAM?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

DRAM significa Dynamic Random Acess Memory, ou memória dinâmica de acesso remoto. É dinâmica pois necessita constantemente de atualização nos pulsos para manter os dados ativos enquanto trabalha. Essa característica faz com que a DRAM seja mais lenta que a SRAM.

Acrônimo de Dynamic Random Access Memory, ou Memória de Acesso Randômico Dinâmica, é uma memória que precisa de atualizações constantes nas informações para o dado ficar armazenado, além de ser necessário energia para isso.

DRAM Frequency — a frequência das memórias, exibida sempre pela metade em caso de dual-channel (ex.: memórias de 3.200 MHz serão exibidas como 1.600 MHz)

ENTENDA AS ESPECIFICAÇÕES DA MEMÓRIA
Densidade, também conhecida como capacidade, é a quantidade máxima de dados que o módulo pode conter de uma vez. Por exemplo: num módulo de memória descrito como tendo “8 GB, 2666 MT/s”, podemos dizer que a densidade é de 8 GB (Gigabytes).

Memória DRAM é feita de circuitos integrados, ou chips. Atualmente a memória vem no formato de "módulos" ou popularmente "pentes", que são pequenas placas de circuito impresso onde estão soldados os chips de memória. Esta placa de circuito impresso, por sua vez, é conectada na placa-mãe através de slots específicos.

A vantagem da DRAM é a simplicidade estrutural de suas células de memória: apenas um transistor e um capacitor são necessários por bit, em comparação com quatro ou seis transistores na SRAM. Isso permite que a DRAM atinja densidades muito altas, tornando a DRAM muito mais barata por bit.

Se a tela de login do Windows 10 leva em torno de dez segundos para aparecer após o notebook ser ligado, certamente a unidade de armazenamento existente ali é um SSD, afinal, dispositivos do tipo são muito mais rápidos que os discos rígidos (HDs) na leitura e gravação de dados (e, portanto, no carregamento do sistema ...

A memória virtual é um espaço que o sistema reserva no HD para salvar as informações armazenadas na RAM e liberar memória para novos aplicativos. O Windows, por padrão, gerencia automaticamente a quantidade de memória virtual, que geralmente possui o mesmo tamanho da memória RAM instalada no computador.

O que é melhor DDR4 ou SSD? Ambos terão desempenho bem parecidos, já que, apesar da DDR4 operar com uma frequência maior, ela também terá uma latência maior.

SSD ou Solid State Drive é um tipo de memória não volátil utilizada na indústria da tecnologia, principalmente em computadores, considerada a evolução dos hard disks. Esses semicondutores possuem controladores e memórias flash NAND, que utilizam corrente elétrica para o armazenamento de dados.

RAM e DRAM
Apesar disso, nosso papo começa em 1966, ano que foi marcado pela criação da memória DRAM (invenção do Dr. Robert Dennard) e pelo lançamento de uma calculadora Toshiba que já armazenava dados temporariamente.

Para fazer isso é só reiniciar o PC e apertar repetidamente a tecla delete. Certifique-se que seu perfil XMP ou AMP esteja selecionado e então mude a frequência da memória para uma que seja maior do que a frequência do estoque de memória que vem selecionada já do fabricante.

O perfil de memória extremo (XMP) Intel (Intel XMP) permite que memórias DDR3/DDR4 compatíveis operem no modo de overclock, aproveitando frequências operacionais que ultrapassam as configurações padrão.

O overclock é o ajuste de velocidades de clock além das especificações padrão visando um melhor desempenho. Por exemplo, aumentar a velocidade de clock e abaixar a latência (estados de espera) dos valores padrão do setor (JEDEC) na RAM pode impactar significativamente o desempenho da aplicação do PC.

Tipos de RAM

  • DDR SDRAM (Double Data Rate-Synchronous DRAM, DRAM síncrona com taxa de transferência de dados dupla) Um tipo avançado de SDRAM que permite a transferência do dobro de memória por ciclo do relógio. ...
  • SDRAM (Synchronous Dynamic RAM, RAM dinâmica síncrona) ...
  • RDRAM (Rambus Direct RAM)

A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de espaço no hardware no qual são gravadas, geralmente, informações definitivas e cruciais para o funcionamento de um dispositivo eletrônico. Se você está mais familiarizado com o mundo tech, saiba que ela é responsável pelo acesso básico à inicialização do hardware.

Hierarquia de memória consiste em diferentes níveis de memória, associados a diferentes velocidades de acesso e tamanhos. Os níveis da hierarquia são subconjuntos uns dos outros. Todos os dados encontrados em um nível também são encontrados no nível abaixo dele e assim sucessivamente.

A sigla RAM vem do inglês “random access memory”, que pode ser traduzindo para “memória de acesso aleatório”. Esse componente é responsável por dar mais agilidade e velocidade no funcionamento geral do sistema. Sem a memória RAM, tarefas como abrir programas e editar arquivos demorariam muito para serem realizadas.

O DDR é uma tecnologia usada nas memórias RAM que consegue melhorar a performance de computadores e smartphones. Criado em 1998, o padrão Double Data Rate (ou taxa dupla de transferência) está na sua quinta geração, denominada DDR5, que foi lançada em meados de 2020.

A memória principal também é conhecida como memória central, é uma memória de rápido acesso e que armazena os dados /informações (programas, objetos, dados de entrada e saída, dados do sistema operacional, etc.).

A SRAM é muito mais rápida (cerca de 4x) que DRAM, porém o custo é bem maior. O microcontrolador utiliza essa memória para acesso rápido de escrita e leitura quando em execução.