Para que serve o diquat?

Perguntado por: aornelas8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

INSTRUÇÕES DE USO: DIQUAT CCAB 200 SL é um herbicida de contato, não seletivo, recomendado para controle das plantas infestantes em pós-emergência inicial e também para dessecação de culturas, conforme indicado no quadro abaixo.

REGLONE é um herbicida não seletivo e dessecante de contato e deve ser utilizado no controle de plantas daninhas.

Modos de ação que envolvem a fotossíntese:
O paraquat desvia este fluxo, o que resulta na produção de radicais livres altamente reativos, destroem muito rapidamente as membranas celulares, que derramam o conteúdo manisfestando-se como amarelecimento e ressecamento.

Já outros produtos, mesmo precisando de luz para agir (ex: paraquat, diquat, inibidores da protox), podem ser aplicados no período noturno desde que o dia seguinte não amanheça nublado ou chuvoso.

O Diquat isolado e em mistura com óleo, não promoveram controle satisfatório da comunidade infestante, possivelmente isso pode ser atribuído pela maior concentração de gramíneas presentes na área experimental. A associação do Diquat ao Glifosato possivelmente provocou antagonismo entre as moléculas.

Glifosato + herbicida de contato
A mistura costuma ser aditiva em plantas daninhas anuais. No entanto, em espécies perenes, com sistemas de reserva bem estruturados e onde é necessária uma boa translocação do herbicida sistêmico, pode ocorrer antagonismo devido ao rápido comprometimento dos tecidos, pelo paraquat.

O produto é aplicado através de aeronaves agrícolas, com um volume de calda de 30 a 40 L/ha. Adicionar espalhante adesivo à calda na proporção de 0,1% v/v.

glifosato

O glifosato é o produto mais utilizado no manejo pré-semeadura do milho, lembrando que quando há presença de folhas largas, principalmente resistentes ao glifosato, indica-se a adição do herbicida 2,4-D, respeitando, no mínimo, 5 a 15 dias de antecedência da semeadura do milho.

Qual a melhor hora para aplicar herbicidas na cultura do milho? o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

“Temos dois períodos chave para a aplicação. O primeiro é com o milho no estágio que chamamos de V8 (quando a planta já está com oito folhas desenvolvidas), e o segundo é no pré-pendoamento (neste estágio, o milho já apresenta um grau maior de desenvolvimento)”, ressalta.

Com a proibição do produto, torna-se necessária a busca por novas alternativas visando substituir o produto em suas principais aplicações de uso, sendo os mais indicados para essa tarefa o Glufosinato, o Diquat e o Saflufenacil.

R$ 80,00 Litro
Acreditamos ser este o melhor veículo, hoje, para a venda de produtos relacionados ao meio rural e industrial.

Os produtos mais recomendados são:

  • Roundup;
  • Glifosato.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Mas é importante se planejar para que não chova na lavoura por um período de 1 a 4 horas após a aplicação de herbicidas Roundup®, dependendo de qual formulação está usando. Qualquer interferência de água nas folhas das plantas daninhas logo após a aplicação pode reduzir a eficiência dos herbicidas.

A aplicação noturna de defensivos em geral, incluindo herbicidas, proporciona aumento na eficiência dos produtos. À noite, a temperatura é quase sempre menor, o vento, geralmente, não é forte e a umidade relativa do ar maior.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme. “É muito importante que não chova para ter uma boa penetração do herbicida”, diz Pires.

No momento da diluição do produto no tanque, algumas etapas devem ser seguidas. Inicia-se por encher o tanque do pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água. Em seguida, deve ser ligado o sistema de agitação do mesmo e adiciona-se o herbicida aos poucos para uma boa diluição.