Para que serve o dia do lixo?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O 'dia do lixo' vem sendo bastante utilizado por quem faz dieta e até por atletas, sendo conhecido como o dia em que se pode comer todos os alimentos que desejar e nas quantidades que quiser, não importando a qualidade dos alimentos e a quantidade de calorias neles.

O ideal é escolher pedaços pequenos e saborear bem os alimentos para dar mais saciedade. Além disso, o nutricionista deve sempre ser comunicado do que você come no “dia no lixo”. A nutricionista Talitta Maciel indica escolher doces com frutas ao invés dos cremosos cheios de creme de leite e leite condensado.

Porque o dia do lixo não funciona
Apesar de seguir bem uma dieta durante toda a semana, tirar um dia inteiro para exagerar nas calorias vai causar prejuízos como ganho de peso, retenção de líquidos e alterações intestinais.

Então, por prejudicar a mudança de mentalidade relacionada à alimentação e por aumentar riscos à saúde pelo excesso de calorias, o dia do lixo é desencorajado pelos nutricionistas.

Aterros sanitários
Este é o sistema de tratamento de lixo mais usado no Brasil atualmente. Nestes locais, o solo é preparado (impermeabilizado) para receber o lixo orgânico. Este é colocado em camadas intercaladas com terra, evitando assim o mau cheiro, contaminação e a proliferação de insetos e ratos.

Cerca de 76% do lixo diário brasileiro, que chega a 70 milhões de quilos, são despejados em céu aberto. Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.

Dia do lixo na dieta: exceções alimentares são as vantagens
"A melhor maneira é limitar a frequência, de preferência incluindo uma refeição livre na semana, que pode ser encaixada em dias de aniversário, festas ou almoço de família, por exemplo. Sem precisar ter um dia da semana específico", afirma.

O tempo de decomposição do lixo é o tempo que os resíduos demoram para se decompor e desaparecer do meio. Cada material tem um tempo diferente de decomposição: alguns se decompõem de maneira relativamente rápida e outros podem permanecer por centenas de anos no ambiente.

São destruídos por larvas minhocas, bactérias e fungos, e os elementos químicos que eles contém voltam à terra. Podem ficar no solo, nos mares ou rios e serão usados novamente por plantas e animais. É um processo natural de reutilização de matérias.

3ª dica: evite o uso de refrigerantes, e isso quer dizer todos, inclusive os zero e light.

Porque você pode 'engordar' de repente
Para que o peso de uma pessoa aumente um quilo de um dia para o outro, é necessário que ela ingira em torno de 7500 calorias a mais do que as que são gastas durante esse período, lembrando que gasto calórico acontece mesmo em repouso.

Mas, quando o assunto é voltar com tudo para o treino e a dieta, a sugestão é pensar como a comida saudável vai te ajudar a conquistar seu objetivo. Passe alguns dias investindo nos alimentos integrais, nas frutas, nos legumes, nas proteínas magras, nas sementes e também nos laticínios de baixo teor de gordura.

Um dos principais problemas reside no fato de que o descarte em local incorreto pode gerar diversas contaminações. O uso de aterros sanitários inadequados, por exemplo, faz com que o solo e os lençóis freáticos sejam contaminados. Em outros casos, é o ar que sofre com a poluição pela emissão de gases.

Porque, após consumir a sua cota de refeições livres, você não poderá mais sair da dieta até a semana seguinte. Isto é: você não pode chegar no dia seguinte e decidir “adiantar” uma refeição livre da próxima semana.

Quando separamos o lixo, facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.

O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. Enquanto isso, os aterros sanitários são obras complexas de engenharia que funcionam como local de disposição final dos resíduos sólidos.

As coletas convencionais — que são voltadas para itens não recicláveis, como restos de comida, madeiras, folhas, entre outros — encaminham esses produtos diretamente para os aterros sanitários. Neles, essa matéria é compactada e enterrada sem que nenhum tipo de triagem seja realizada.

O lixo reciclável é levado por caminhões da coleta seletiva. Os produtos separados na sua casa vão para cooperativas especializadas. Lá, são separados e vendidos para empresas produzirem novos materiais a partir do que foi descartado. O lixo não reciclável segue para uma estação específica.