Para que serve o Dexametasona para animais?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O dexametasona é um medicamento glicocorticoide sintético, ou seja, ele faz parte dos corticoides ou esteroides. Ele é indicado para o tratamento de inflamações em cães e possui um alto índice imunossupressor. Contudo, o uso do dexametasona deve ser feito com cautela e apenas sob prescrição do veterinário.

Deve-se administrar Dexagard na dose terapêutica da Dexametasona para cães e gatos: 0,125mg a 2mg de Dexametasona por kg de peso corpóreo.

Cães: Meio a 3 comprimidos por dia, numa só dose ou administrada em 2 vezes. Gatos: Meio a um comprimido diariamente, numa só dose ou em 2 vezes. Administrar durante 7 dias consecutivos ou até que uma resposta terapêutica seja obtida.

O início do alívio é em até 4 horas. A escala de coceira vai de 1 a 10.

Úlceras gastrointestinais: a azia é mediada pelas prostaglandinas, que são inibidas pelo uso de dexametasona. A longo prazo, isso pode levar à complicação de úlceras no cão. Hipersensibilidade (alergia): refere-se a uma resposta imunológica excessiva à dexametasona, que pode levar a um choque anafilático.

Modo de usar: Dose terapeutica para cães e gatos : 0,125 mg a 2 mg de dexametasona por kg de peso corporeo. -Cães–>1/2 a 3 comprimidos/dia, em dose unica ou administrar em duas vezes. -Gatos–>1/4 a 1 comprimido/dia, em dose unica ou administrar em duas vezes.

Entre os antialérgicos mais comuns receitados pelos médicos veterinários, estão o apoquel e o alergovet. Além disso, existem shampoos que possuem compostos que acalmam a irritação da pele e acabam diminuindo a inflamação no corpo do animal.

Durante a experiência pós-comercialização com dexametasona, foram observadas as seguintes reações adversas com incidência rara: agitação, alteração da visão, alucinação, bradicardia, boca seca, cãibra muscular, constipação, diarreia, dor abdominal, disgeusia (alteração paladar), dispepsia, disúria, dor na perna, edema ...

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

- Indicado para cães e gatos; - Anti-inflamatório que trata dermatopatias alérgicas e artropatias assépticas; - Também pode ser usado para reações alérgicas, - Disponível em cartela com 10 comprimidos.

Porém, ao notar alguma alteração na saúde do pet, como dermatite em cachorro ou algum indício de que o pet esteja com dor, uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é – pode dar dipirona para cachorro? A resposta é sim.

No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

A dermatite canina é uma infecção ou inflamação na pele dos cachorros, que pode causar coceira, vermelhidão, feridas e outros sintomas desagradáveis. Ela pode ser uma reação alérgica a algum elemento externo, como picadas de pulgas, ou resultar de uma alergia alimentar, infecção bacteriana ou período de estresse.

O corticoide para cachorro, ou cortisona, é um hormônio produzido naturalmente no nosso organismo cuja função principal é atuar como um anti-inflamatório.

Por Cobasi Tempo de leitura: 4 minutos
O Prednisolona é um medicamento anti inflamatório de uso veterinário, este medicamento é muito recomendado para o tratamento de doenças de pele como alergias, dermatites, artropatias, além de infecções e inflamações de cães e gatos.

A melhor maneira de prevenir a dermatite canina é cuidando muito bem do seu cachorro. Se ele tem muito pelo, escove-o com frequência e com atenção para monitorar a saúde da pele. Outro cuidado que você deve tomar é para que o pelo fique bem seco depois de dar banho no peludo – lembra da história da umidade?