Para que serve o dendê na Umbanda?

Perguntado por: agomes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

DENDÊ O azeite de dendê é provido de uma energia mais densa, e para ele é dado outro sentido. É caracterizado como um elemento quente e geralmente é usado em trabalhos de esquerda ou com orixás do fogo e da guerra. Na Umbanda também pode representar a sabedoria ancestral.

Além de ser usado no preparo de pratos como o bobó de camarão, moqueca, acarajé, vatapá e farofas, o dendê pode ser útil na sua cozinha para fazer outras refeições, já que combina muito bem com peixes, frutos do mar, banana da terra, feijão.

O azeite na religiões também pode ser encontrado na Umbanda, sendo símbolo do poder extremo vindo da natureza, auxiliando na purificação do corpo, equilibrando os xacras e a percepção espiritual, o que facilita a comunicação com outros planos astrais.

Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado. O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo.

Dendê é oriundo do termo quimbundo ndénde, que significa palmeira. Sua introdução no continente americano data do século XVI, coincidindo com o início do tráfico de escravos africanos para o Brasil.

Obaluaiê

Também chamado de Obaluaiê, com o elemento terra e fogo do interior da Terra, é atarracado e pesado. Geralmente é um indivíduo rústico e desajeitado. Não sabe se comportar em sociedade, falta-lhe diplomacia e bom gosto. É um ser reprimido, frustrado, podendo tornar-se amargo e vingativo.

Obaluaê

Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

PROPRIEDADES: uma homenagem à Bahia na mistura de dendê e coco, pra trazer boas energias e muito axé. por ser rico em vitamina A, o dendê ajuda a fortalecer a saúde da pele. o mel é antioxidante, tonificante e rejuvenecedor. AXÉ!

Rico em ácidos graxos e vitaminas A e E, o azeite de dendê é um poderoso hidratante para os fios. A vitamina A é responsável pela produção de tecidos, cabelos e unhas assim, acelera o processo de crescimento. A vitamina E é um poderoso antioxidante e possui efeito de reconstrução capilar e da pele também.

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é um tipo de óleo vegetal produzido a partir do fruto do dendezeiro, uma palmeira originária da África que foi trazida ao Brasil e se adaptou muito bem no litoral da nossa Bahia.

O dendezeiro, conhecido pelos Ioruba como Igi Opé, é a verdadeira árvore da vida, porque tudo se aproveita do dendezeiro. E é a árvore sagrada que representa o orixá Ogum, na forma de mariô – folhas verdes do dendezeiro desfiadas para fazer franjas –, e são usadas para proteger as casas e as pessoas.

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

"Colocar pipoca no túmulo é para levantar a alma que tá na terra, que não tem poder de subir. É para maneirar o pecado que ela tem para subir [sic]. É um agrado para as almas, as pessoas que já foram a gente faz aquele agradecimento para elas e ficam felizes", disse a zeladora de santo, Maria da Paz.