Para que serve o CREM?

Perguntado por: acunha7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O crem fazia parte da alimentação do imigrante italiano, polonês e alemão particularmente de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As “batatas” podem ser consumidas cozidas, assim perdem a pungência e servem para preparo de saladas e maionese. As folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou ensopadas.

Preparo e cultivo
O crem é uma raiz que, após ser colhida, precisa ser descascada, deixando apenas a parte branca. “Depois, precisa picar em pedaços pequenos e bater no liquidificador. Mas tem que ser em quantidade pequena, se não, nem dá certo”, explica a agricultora aposentada Adélia Posselt.

Quando se rala a raiz-forte, esta deve ser usada imediatamente ou misturada com vinagre, já que a raiz, exposta ao ar e ao calor, escurece e perde o sabor, tornando-se asperamente amarga. Em Portugal é cultivada na região de Vila Nova de Milfontes, mas é amplamente utilizada no resto do mundo.

A Raiz Forte Scandia Pepparrot, também conhecida como Crem, é um alimento rico em óleos essenciais, sais minerais e vitaminas, com destaque para a vitamina C.

O Pau Para Tudo é uma planta medicinal, também conhecida como Pau amargo, Quassia ou Quina, muito utilizada como tratamento natural de problemas de estômago, infecções e inflamações. A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada.

Possui propriedades antibióticas, aumenta a imunidade (ótima para combater sinusite, gripes e resfriados), auxilia no tratamento de doenças da gengiva e mau hálito, acelera a cicatrização, entre outros.

Uso da raiz forte em receitas
Trata-se de bolinhos feitos de peixe moído temperados e cozidos no caldo do peixe, habitualmente consumido em datas judaicas como o Rosh Hashaná. Dessa maneira, a raiz forte era consumida com essa receita, acompanhada de beterraba ralada, para dar cor à mistura.

Planta perene, que forma touceira com até 1,0 m de altura, é produzida em pequena escala no Sul do Brasil em quintais domésticos, sendo praticamente desconhecida no resto do país, e mesmo pouco conhecida em grandes cidades da região Sul.

O crem é uma tradicional conserva produzida na Serra Gaúcha. Ao longo do tempo foi ganhando diversas utilizações, sendo muito comum no acompanhamento de sopas, carnes e saladas. Ele é obtido a partir de uma raiz forte, ralada e colocada na conserva em vinagre tinto.

Plantas medicinais de princípio ativo amargo auxiliam na produção de ácidos gástricos, biles, abrem o apetite, desintoxicam o fígado e corrigem as disfunções dele, das vesículas e do estômago.

Melhores substituições de raiz forte

  • Molho de Rábano. Não deveria surpreender que o ingrediente principal do molho de raiz forte é raiz-forte. ...
  • Wasabi e pasta de Wasabi. ...
  • Mostarda e semente de mostarda. ...
  • Gengibre. ...
  • Rabanete Preto. ...
  • Chucrute. ...
  • Pastinaga. ...
  • Rutabaga.

A raiz forte, ou wasabi, é bastante conhecida pela culinária japonesa e seus adoradores, porém, seu uso não se limita ao receituário oriental. Com seu sabor forte e ardente, é praticamente impossível não reconhecer sua presença nos famosos pratos japoneses.

A Raiz-forte é encontrada através da coleta na primavera, ou cresce a partir das sementes de primavera.

  • Zattini.
  • Época Cosméticos.

Armoracia rusticana

Armoracia rusticana (raiz-forte).

dente-de-leão

Chá de dente-de-leão
Este é o remédio ideal para estimular o funcionamento renal e potencializar a limpeza do sangue pelos rins, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que o dente-de-leão também pode ajudar na proteção da saúde do fígado.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

H. tomentosa é usada para ácido úrico, como afrodisíaca, em debilidades nervosas, como depurativa, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, tônica, fortalecimento muscular e eczemas na pele (Pott & Pott, 1994; Guarim Neto, 1996).

Wasabi

O Wasabi (ou raiz forte) é um tempero muito utlizado na culinária japonesa para acompanhar o sushi e o sashimi e também no preparo de massas e outros pratos japonesas. Possui um sabor forte, picante e diferenciado que deixam os pratos japoneses ainda mais deliciosos e tradicionais.

Medida de 1 tampa dosadora (36,5 mg/mL), 3 vezes ao dia, respeitando o intervalo mínimo de 4 horas entre as administrações.

O açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é uma raiz muito popular por suas propriedades medicinais além de ser comumente utilizada também como tempero. A cúrcuma ficou famosa por suas propriedades antioxidantes, por ser uma ótima aliada do sistema gastrointestinal e também ter efeito termogênico.