Para que serve o coreto?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Coreto (ou gazebo) é uma cobertura, situada ao ar livre, em praças e jardins, para abrigar bandas musicais em concertos, festas e romarias. Em Portugal, é encontrado praticamente em todas as povoações no seu centro ou junto a igrejas ou capelas. Também é usado para apresentações políticas e culturais.

Significado de Coreto
substantivo masculino Pequeno coro. Espécie de quiosque, geralmente erigido em praça pública, para apresentação de bandas e concertos musicais.

“Coé” “Coé” é a versão ainda mais carioca do já muito carioca “qual é”. Gramaticalmente, pode ser considerada a aglutinação (junção de duas ou mais palavras para formar uma terceira) de “qual é”.

Jovens que cometem furtos sem o uso de armas. Pegam seus pertences (normalmente celulares ou cordões) e correm. São descarados e agem em qualquer hora do dia. Não se importam se irão ser pegos ou não.

Assim, a praça foi, aos poucos, constituindo-se no o centro da vida da cidade, seja por meio de atividades religiosas, de lazer, de troca, de compra ou venda, de caráter político ou militar. A praça, até o período colonial, era também chamada de largo (figura 1), terreiro e rossio.

O nome da praça tem origem na ocorrência de seu desenvolvimento em frente à Sé da capital de São Paulo. Antigamente, a praça era chamada de “Largo da Sé” e seu desenvolvimento ocorreu através da construção da Igreja Matriz e de várias edificações em seu entorno na época da colonização.

Antigamente, quando surgia uma pequena cidade, as primeiras construções a serem erguidas eram um mercado, uma prefeitura e uma igreja. Em frente a essas edificações, mantinha-se um espaço aberto, para fácil circulação dos cidadãos e de suas charretes.

MDF - Coreto 21x21x20 - Bazar Horizonte Mobile.

O número 3 se caracteriza pela criatividade e pela expressão, sendo a marca das pessoas extrovertidas e comunicativas, que adoram conversar, trocar ideias.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

A gíria 22, para se referir a pessoas com transtornos mentais, faz alusão ao caput do artigo 22 do antigo Código Penal de 1940 (Decreto-Lei N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940), que trazia: "É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da ...

Designação vulgar de vagina, vulva.

Cesso vem do verbo cessar. O mesmo que: interrompo, paro, acabo, desisto, sobrestou.

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

De acordo com cada sentido que a palavra praça assume, estes espaços podem ser classificados das seguintes formas:

  • Praça-jardim. Espaços nos quais a contemplação da formação vegetal e a circulação são priorizadas.
  • Praça seca. ...
  • Praça azul. ...
  • Praça amarela.

Embora haja uma região de sinonímia entre largo e praça, há uma distinção produtiva entre elas. No dicionário Aulete Digital, encontra-se a seguinte definição de largo: “Área urbana espaçosa, ger. no cruzamento de ruas; PRAÇA: Mora defronte a um largo bem arborizado” (AULETE DIGITAL, 2015).

Igreja de São Cosme e São Damião

Com origem no século XVI, em 1535, a Igreja de São Cosme e São Damião, em Igarassu (PE), é considerada a mais antiga existente no Brasil.

A catedral é a mais alta igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8 000 pessoas.