Para que serve o contorno?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Para que serve o contorno? O contorno facial é usado para corrigir alguns traços que foram apagados devido a aplicação de base. Ou seja, o contorno consiste em dar profundidade para as feições do rosto, dando um toque mais harmonioso e bem desenhado ao rosto.

Usar do contorno e da iluminação na maquiagem é quase como ser um fotógrafo dos pincéis, já que essas técnicas se baseiam no jogo entre luz e sombra no rosto. Basicamente, nas partes que se quer suavizar, use um produto mais escuro que seu tom de pele. Já onde for realçar, utilize algo mais claro.

Existem duas formas de iniciar o trabalho com o contorno facial. O primeiro jeito é aplicando-o antes da base. O segundo é preparando toda a pele, para então aplicar os truques do contorno. Importante destacar que a preparação da pele inclui limpeza, hidratação, aplicação do primer, base, corretivo.

Na hora de escolher um contorno, fique atenta ao seu tom. Ele deve ser dois tons mais escuros do que a sua pele e ter textura matte. Agora, para o bronzer, opte por um tom levemente mais escuro.

1 desenho, delineamento, silhueta, perfil, traço, relevo. Exemplo: Com a intensa cerração, não consegui ver nem o contorno dos edifícios.

Usar um pó compacto + escura que sua pele e/ou 1 base em pó (também mais escura) super funciona para fazer contorno de rosto!

Anote o passo a passo

  1. Prepare a pele antes de fazer o contorno. ...
  2. Mapeie os pontos do seu rosto que deseja trazer maior ou menor profundidade.
  3. Aplique o contorno nas laterais do nariz, nos cantinhos da testa, nas linhas abaixo da maçã do rosto.
  4. Esfume delicadamente com um pincel para contorno até trazer um efeito natural.

Se você quer cobertura extra em pontos do rosto: um corretivo com o tom exato da sua pele. Se você quer iluminar a área dos olhos: um corretivo um tom mais claro do que o seu tom habitual. Se você quer fazer contorno: um ou, no máximo, dois tons mais escuros do que a sua pele.

Onde passar iluminador? 6 lugares para destacar!

  • Têmporas: contorno iluminado. A área mais queridinha para aplicar iluminador: nas têmporas! ...
  • Nariz: centralizando a luz. ...
  • Abaixo das sobrancelhas: olhar marcante. ...
  • Canto interno dos olhos: olhar aberto. ...
  • Arco do cupido: lábios contornados. ...
  • Brilho sutil no rosto todo.

Para aplicar o iluminador é simples. Com o auxilio do pincel, use em locais que você quer enaltecer, como maçãs do rosto, têmporas, arco do cupido, ponta do nariz e meio da testa. Assim o efeito será super natural e elegante. Para o dia a dia, caso queira usar com moderação, aplique apenas nas têmporas e esfume bem.

Utilize o pó compacto para fazer o contorno do rosto
Ela é responsável por realçar os traços altos da face e permitir a impressão de profundidade. Com esse jogo de cores, é possível criar uma ilusão de rosto mais fino, por exemplo.

Você pode usar tanto produtos em pó ou líquidos/cremosos. A escolha do produto vai fazer toda a diferença no resultado da sua make. Se você escolher fazer o contorno com pó, você pode usar um pó bronzeador ou um pó compacto dois tons mais escuro que a sua pele.

A partir daí, a sequência padrão seria: base - corretivo - pó - iluminador - blush. Mas nada disso é uma regra.

Consiste na realização de procedimentos estéticos não cirúrgicos, como preenchimento com ácido hialurônico e toxina botulínica e aplicação de enzimas na papada e de fios de PDO, com o objetivo de equilibrar as proporções do rosto, afinando-o e deixando-o mais harmônico.

Para fazer contorno de rosto
Em tons mais claros, a sombra marrom também pode substituir o pó bronzeador e ser usada para contornar o rosto.

Para que serve o bronzer? Como o próprio nome já indica, o bronzer tem como objetivo bronzear a pele. Geralmente, possui bastante luminosidade, isto é, traz uma certa cintilância por meio de glitter ou outros elementos que ocasionam o efeito brilhante.

Enquanto o Contorno é um truque incrível para criar profundidade e sombras, o Bronzer cria o efeito oposto: ele deve ser aplicado nas regiões mais altas do rosto, para dar o efeito bronzeado de quem acabou de sair da praia.

No contorno facial feito com produtos líquidos - como a base ou o corretivo, por exemplo - uma boa alternativa é aplicar outro produto líquido no tom mais claro que a cor da pele em cima da região escura, fazendo uma misturinha e esfumando as duas cores juntas.

Tente usar medidas iguais de pó e creme.
Você terá que experimentar até conseguir acertar as proporções. Uma boa opção é comprar um hidratante com cor que combine com o seu tom. Assim, você não precisará pigmentar o corretivo.