Para que serve o comprimido de azitromicina?

Perguntado por: amuniz2 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

PARA QUE SERVE AZITROMICINA? Infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia), incluindo sinusite (infecção nos seios da face), faringite (inflamação da faringe) ou amigdalite (inflamação das amígdalas);

A Azitromicina é um antibiótico que pode ser usado quando há sinais e sintomas sugestivos de uma infecção bacteriana. Se a sua garganta estiver só inflamada, sem sinais de infecção, não há indicação do uso, a princípio. Não se automedique. Consulte seu médico para receber o tratamento mais adequado!

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? Azitromicina di-hidratada é um antibiótico que age impedindo que as bactérias sensíveis à azitromicina produzam proteínas, que são a base do seu crescimento e reprodução. Seu pico de ação é após 2 a 3 horas da administração por via oral de azitromicina di-hidratada.

Não tem problema, mas o intervalo ideal entre as doses é de 24h. Por isso, tome sim apenas na manhã do dia seguinte e, a partir daí, em todas amanhãs durante o período especificado pelo médico que te prescreveu.

A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.

Para o tratamento da faringite estreptocócica (infecção da faringe causada por Streptococcus) em crianças, foi demonstrada a eficácia de azitromicina administrada em dose única diária de 10 mg/kg ou 20 mg/kg, por 3 dias. Não se deve exceder a dose diária de 500 mg.

Azitromicina realmente é a cada 24 horas , 12 horas pode estar sobrelevando a dosagem podendo ter mais efeito colateral.

O que fazer se eu estiver com dor de garganta forte? Em casos de dor de garganta forte, geralmente analgésicos, previamente prescritos, e uma hidratação adequada são suficientes. Caso o sintoma se agrave e apresente quadros além do normal, é necessário procurar um profissional de saúde.

Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

o uso de azitromicina propriamente dito não impede você em nada de ter relações sexuais.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

venda sob prescrição médica.

O antibiótico pode ainda destruir bactérias que convivem no trato gastrointestinal de forma pacífica. “Esse uso indiscriminado pode causar disbiose, que é um desbalanço nessas bactérias, diarreia, dor intestinal e gastrite”, explica Vargas.

Pode tomar azitromicina di-hidratada com ibuprofeno? Pode sim. Não há problema. Evite a auto medicação.

Estou com sinusite alérgica, devo tomar azitromicina? A azitromicina é um antibiótico, sua única função é matar as bactérias. A rinite alérgica não é uma doença causada por bactérias, logo a azitromicina não deve ser utilizada. Lembrando que só deve-se fazer uso de antibióticos se prescrito por um médico.

A administração da azitromicina após uma refeição substancial reduz no mínimo 50% a biodisponibilidade do antibiótico, assim sendo, cada dose deverá ser administrada, no mínimo, uma hora antes ou duas horas após as refeições.

A azitromicina não é indicada para tratar a infecção urinária. Apesar de ser um antibiótico, a azitromicina é indicada para o tratamento de outras infecções: Trato respiratório superior, como sinusites e dores de garganta (faringites e tonsilites);

A azitromicina di-hidratada é contraindicado se você tem história de hipersensibilidade (reações alérgicas) à azitromicina, eritromicina, a qualquer antibiótico macrolídeo (classe de antibióticos a qual pertence a azitromicina), cetolídeo (outra classe de antibióticos) ou a qualquer componente da fórmula.