Para que serve o circuito paralelo?

Perguntado por: aribeiro5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O circuito em paralelo é mais utilizado em instalações elétricas prediais e industriais, isso porque uma de suas vantagens, é a tensão elétrica em todas as cargas será a mesma,127V; 220V; 380V dependendo do circuito.

Circuito elétrico em série é aquele em que existe uma associação. A partir dessa associação, os componentes ligam-se entre si na mesma sequência e na mesma direção. Como exemplo, podemos citar as lâmpadas usadas na decoração das árvores de Natal.

Em residências (casas) são utilizados circuitos em paralelos, evitando que vários aparelhos queimem ao mesmo tempo.

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

O nome paralelo surge, pois os resistores são dispostos em paralelo e conectados em dois pontos. Esse é um exemplo de circuito em paralelo, pois as três lâmpadas estão em paralelo e conectadas ao ponto A e B. Dessa forma, quando a corrente elétrica sai da bateria, ela passa por todas as lâmpadas.

A ligação paralela é composta por duas ou mais cargas, como por exemplo os equipamentos da instalação, que possuem dois pontos em comum, fazendo com que o fluxo da corrente elétrica separe proporcionalmente para cada carga, de acordo com o valor de sua “resistência” interna.

Características fundamentais de uma associação em paralelo de resistores: Há mais de um caminho para a corrente elétrica; Segundo pesquisas, resistores em grande quantidade a corrente sofre perda para "correr" até eles, seria necessário uma tensão maior que a desejada pelo circuito.

Resumindo: Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo; Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências; Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.

Circuitos elétricos em paralelo apresentam a seguinte característica: a soma total de correntes em cada resistor é igual a corrente fornecida pela fonte.

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.

Devido a essa característica, os circuitos elétricos das residências e da iluminação pública são projetados em circuito paralelo.

No circuito em série, se uma queima a outra também para de funcionar. No caso do circuito com 2 resistências, A desvantagem é que, de acordo com o objetivo, o circuito em paralelo com as duas resistências possui a Req menor do que o circuito em série.

Para que a instalação elétrica funcione corretamente e com segurança e economia é fundamental ter uma adequada divisão dos circuitos elétricos. Esse fator garantirá uma instalação segura e de acordo com as regras da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O circuito em paralelo é mais utilizado em instalações elétricas prediais e industriais, isso porque uma de suas vantagens, é a tensão elétrica em todas as cargas será a mesma,127V; 220V; 380V dependendo do circuito.

Podemos apontar que a principal desvantagem de um circuito em série é que quando se liga as cargas elétricas, caso alguma delas deixe de funcionar ou não funcione corretamente, teremos uma abertura de circuito.

O resistor é um componente que limita o fluxo da corrente elétrica em um circuito. Por meio do chamado efeito joule, ele é capaz de transformar a energia elétrica em energia térmica. Na verdade, o dispositivo faz oposição à passagem da corrente elétrica, oferecendo resistência (e daí vem o nome, resistor).

Circuitos em série e em paralelo
Quando os elementos de um circuito são ligados no mesmo ramo, dizemos que eles são ligados em série. Se os elementos de um circuito estiverem ligados em ramos diferentes, mas sob a mesma diferença de potencial, dizemos que são ligados em paralelo.