Para que serve o cipó Tuira?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Bonamia ferruginea (Choisy) Hallier f., popularmente conhecida como cipó-tuíra, é uma liana de pequeno porte com caule e folhas aveludadas de cor marrom, utilizada pela população amazônica no tratamento de malária.

As contra-indicações e malefícios são:
Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.

Possui propriedades medicinais muito utilizadas principalmente no tratamento de doenças de pele. Seu cultivo é muito simples e pode ser plantado em todo Brasil. Nos locais de clima quente, a folhagem e floração ocorre o ano todo.

Resultados: os entrevistados citaram sete plantas medicinais utilizadas no tratamento e na prevenção do câncer: babosa (Aloe vera sp), erva-de-lagarto (Casearia sylvestris), noz-pecã (Caraya illionensis), quebra-pedra (Phyllanthus niuri), cocão (Erythroxylum argentinum), madressilva (Lonicera sp) e carrapicho rasteiro ...

Como preparar o chá da Sofre dos rins quem quer
Colocaram oito folhas da erva na água fervendo. Esperaram cinco minutos e, como viram que estava com muita dor, jogaram umas pedras de gelo e parte do chá para eu conseguir tomar logo.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.

A canela de velho possui ação analgésica e anti-inflamatória, aliviando a dor e diminuindo a inflamação e o inchaço das articulações e, por isso, pode ser usada para complementar o tratamento da artrose, osteoartrite ou artrite reumatoide. Além disso, a canela de velho também pode ajudar a aliviar as dores musculares.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

tomentosa é usada para ácido úrico, como afrodisíaca, em debilidades nervosas, como depurativa, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, tônica, fortalecimento muscular e eczemas na pele (Pott & Pott, 1994; Guarim Neto, 1996).

A pata de vaca pode ser usada para ajudar a reduzir o inchaço, diminuindo a retenção de líquidos em todo o corpo devido às suas propriedades diuréticas, que aumentam a eliminação de urina. Além disso, devido ao aumento da eliminação de água pelo corpo, a pata de vaca pode ajudar a controlar a pressão alta.

O chá com a pata-de-vaca é recomendado como forma de auxiliar no equilíbrio da taxa de glicemia no sangue. Mas é muito importante ressaltar que os diabéticos não devem abandonar os tratamentos alopáticos, além de todo o cuidado com a alimentação e a prática de atividades físicas.

Em suas propriedades medicinais, ela possui ação anti-sifilítica, anti-reumática, anti-hemorróidas, além de combater o colesterol e ação anti-inflamatória.

De origem asiática a espécie possui propriedades nas folhas e nos frutos e pode ser utilizada como um remédio natural para tratar diabetes e colesterol. Popularmente conhecido também como melãozinho, é considerado ainda anti-viral e fonte de substâncias antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento.

Alguns dos mais citados são chá de babosa, limão, cebola, avelós, bicarbonato de sódio e folha de graviola. O que muitas pessoas não percebem é que alguns tratamentos naturais podem interferir na quimioterapia ou radiação e torná-las menos eficazes - ou podem ter outros efeitos negativos.

Suco de tomate, beterraba e laranja
Este suco é rico em licopeno do tomate, vitamina C da laranja e betalaína da beterraba, que são poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e fortalecer o sistema imunológico.

Uma pesquisa recente mostrou que a berberina pode ajudar no tratamento contra o câncer de pulmão, na redução da inflamação das vias aéreas e dos danos das células pulmonares causados por produtos químicos na fumaça de cigarros.

Orthosiphon aristatus

A planta Orthosiphon aristatus, mais conhecida pelos brasileiros como chá de Java, é originária da Indonésia e usada há milênios pelos nativos para tratar doenças renais.