Para que serve o cipó do Índio?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Uso popular: Na região amazônica, o decocto das folhas é útil contra cólicas abdominais e problemas estomacais, enquanto o banho preparado com folhas em água fria é utilizado contra dores de cabeça e dores musculares.

Tem propriedades medicinais de anti-inflamatória das vias urinárias, antiofídica, anti-reumática, diaforética, diurética, emenagoga, laxativa, pulmonar. Deve ser evitado por gestantes, pois causa diarreias e náusea. Usa-se a decocção de 10 g de raiz em um litro de água por 15 minutos.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Conhecida como ata-brava ou sofre-do-rim-quem-quer, essa planta vem sendo utilizada na medicina tradicional para tratar cólicas renais e como pesticida, levantando interesse para o combate de vetores como o Aedes aegypti.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Como fazer Chá de Cipó Mil Homens ;

  1. Adicione 500ml de água na chaleira;
  2. Acrescente 1 colher de sopa de Cipó Mil Homens;
  3. Ligue o fogo e aguarde levantar fervura;
  4. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos;
  5. Coe seu chá e beba de 2 à 3 vezes ao dia.

Popularmente, o mastruz é triturado e utilizado como anti-inflamatório e cicatrizante em casos de fraturas e pancadas. O chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Possui propriedade diurética, depurativa, cicatrizante, analgésica, auxiliar do emagrecimento, além de ser eficaz no controle da hipertensão arterial, na eliminação dos cálculos na bexiga, tratamento e prevenção de doenças do coração, hemofilia, gota e doenças urinárias.

As contra-indicações e malefícios são:
Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.

Dentre as várias plantas utilizadas na medicina popular, a espécie Tynanthus fasciculatus, popularmente conhecida como cipó cravo, destaca-se devido seu uso no combate à indigestão, dores de estômago, tratamento de diarreia e controle de vermes.

O chá de cipó cravo é feito a partir de uma planta brasileira típica da Mata Atlântica e que possui propriedades digestivas e afrodisíacas. É uma bebida que mais conhecida por aliviar azia, gases e até sintomas de gastrite, atuando como analgésica.

O cipó São João possui propriedades tônicas e antidiarreicas. É utilizado para desarranjos estomacais, fraquezas em geral e manchas na pele, geralmente ocasionadas por vitiligo.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

chá verde

O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.