Para que serve o cipó cruz?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

- Auxilia nas dores intestinais e diarreias; - Trata Hemorragias e anemias; - Ajuda no tratamento de conjutivite e feridas na pele; - Trata corrimento vaginal e inflamações ginecológicas.

Sim, o Crajiru auxilia no controle da pressão arterial de duas formas. Sendo que a primeira é por causa de sua ação diurética, pois diuréticos ajudam a controlar a pressão alta.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.

Existem três plantas que, isoladas ou combinadas para otimizar a desintoxicação, podem ajudar ao bom funcionamento do fígado.

  • Cardo Mariano (Silybum marianum) ...
  • Alecrim (Rosmarinus officinalis) ...
  • Desmodium (Desmodium adscendens)

Uso popular: Na região amazônica, o decocto das folhas é útil contra cólicas abdominais e problemas estomacais, enquanto o banho preparado com folhas em água fria é utilizado contra dores de cabeça e dores musculares.

cardo mariano (Silybum Marianum)

Segundo Bruna Oliveira, o cardo mariano (Silybum Marianum) é uma planta medicinal que possui silimarina, uma substância natural ligada à diminuição da progressão de doenças hepáticas e de inflamação. Por esse motivo, para a profissional, o chá de cardo mariano é o mais indicado para quadros de gordura no fígado.

Também conhecida como Maria Milagrosa, a Erva Baleeira é uma planta arbustiva nativa da Mata Atlântica litorânea do Brasil, utilizada a muito tempo pela população nativa dessas regiões, principalmente pelos caiçaras.

Antitussígena, antiasmática, broncodilatadora, expectorante e antiedematogênica.

É um considerado pela maioria dos brasileiros uma erva rica e poderosa como estimulante, depurativa e afrodisíaca. O chá (infusão) dessa erva é eficaz como agente diurético, tônico, adstringente, estimulante do sistema nervoso central, purgativo até auxilia na contenção de inchaços nas pernas.

As plantas medicinais mais referidas pelos usuários com efeito anti-hipertensivo foram: Hortelã da folha miúda, Chuchu, Pepino, Capim Santo, Camomila, Erva cidreira, Laranja, Graviola, Mentruz, Alcachofra, Berinjela e Macassá.

Já alimentos como chá verde, guaraná em pó e cafeína, não são indicados para hipertensos.

camomila

Chá de camomila
A camomila já é conhecida por seu efeito calmante e digestivo, mas também pode ser um importante aliado para diminuir a taxa de glicose no sangue. Em outras palavras, pode facilitar a prevenção da hiperglicemia.

Bauhinia forficata é amplamente utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de diabetes.

Como qualquer outra planta, o chá de alecrim possui tem algumas contraindicações e precauções. Não é recomendado para pessoas com problemas de hipertensão, pois pode elevar a pressão arterial, e, em consumo excessivo, pode levar a problemas gastrointestinais.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.