Para que serve o chá de Palminha?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Por conter muitas fibras, o chá de palma ajuda na digestão e na prevenção da prisão de ventre. Além disso, favorece a saciedade, que contribui para o emagrecimento.

As folhas, flores e cascas são usada no tratamento de infecções catarrais, nas diarreias e disenterias. O chá da casca é usado para tratamento de hepatite e anemia. Também é usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.

O chá Catinga de Mulata é uma ótima opção para quem busca uma alimentação natural. Como fazer o Chá de Catinga de Mulata: Colocar em infusão, em um litro de água fervente, 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá: Infusão de mastruz: colocar 1 colher de sopa de folhas secas de mastruz numa xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 1/2 ou 1 xícara inteira de manhã por 3 dias.

Gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com condições de saúde, como doenças no fígado, rins ou auditivas devem evitar o consumo de mastruz.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

O banho de arruda e alecrim é uma opção de limpeza espiritual para promover energia renovada e um novo olhar para as situações do dia a dia.

O chá dessa planta, auxilia no tratamento de vermes, reumatismo, regularização do ciclo menstrual, problema nos rins; taquicardia e epilepsia e no controle da asma. Outra forma de utilizar a Catinga de Mulata é de forma externa, através de compressas para cuidar de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos.

Aperitivo, vermífugo, expectorante, antiespasmódico, estomáquico, adstringente, peitoral, tônico para o cérebro, antioxidante, laxativo, contra asma, úlcera, diarreia, gripe, tosse, anemia e como anti-inflamatório.

A canela-de-velho possui propriedades que auxiliam muito no tratamento da artrose e no alívio dos seus sintomas. Sua ação anti-inflamatória auxilia na recuperação das cartilagens e ossos afetados e reduz a inflamação.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

Para ela, em ano regido também por Iansã, não pode faltar a folha palma da rainha no banho para trazer abertura de caminhos, saúde, força e proteção.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.