Para que serve o chá de louro com hortelã?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Acaba com a DOR NO CORPO, Ajuda EMAGRECER e Baixa o COLESTEROL CHÁ DE MAÇÃ

O chá de louro é conhecido pela sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante, digestiva e anti-reumática. Geralmente, a parte utilizada do louro são suas folhas, que são ricas em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C, além de possuir ação diurética.

A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

O consumo das folhas de louro não é recomendado para crianças, mulheres em fase de amamentação ou durante a gravidez, já que pode estimular o aborto. Além disso, o consumo das folhas de louro devem ser feitas com precaução em pessoas com diabetes, pois pode reduzir muito os níveis de açúcar no sangue.

O Hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. Ele pode ser aplicado para a acne e espinhas. Tem efeito calmante e refrescante que ajuda na prevenção de acnes.

Ela auxilia na produção de bile pelo fígado (fluido que atua na digestão da gordura e na absorção de nutrientes) e também estimula a atuação de enzimas digestivas.

O chá de louro é indicado para combater a ansiedade e tristeza, melhorando a qualidade do sono. Justamente por isso que é indicado ser preparado durante a noite.

“A folha de louro também é estimulante e expectorante. Mas é necessário ter muito cuidado na quantidade de ingestão, nunca utilizar mais do que duas folhas e não deve ser nunca ingerida. Se passar do recomendado, ela pode causar alterações gástricas como diarreia, cólicas e dores abdominais ``, explica.

Modo de preparo

  1. Em fogo alto, coloque a água ferver.
  2. Depois de fervida, desligue a água, adicione o louro e o gengibre e deixe em infusão por 15 minutos.
  3. Retire da água o louro e o gengibre e beba o chá durante a manhã ou tarde.

Folha natural: 2 folhas de louro picadas grosseiramente para 1 xícara (chá) de água. Coloque as folhas e a água em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo.

O chá de louro também pode ser um benefício para quem tem diabetes. Isso porque o louro estimula o trabalho da insulina, o que ajuda a regular o trabalho o açúcar no sangue, sendo importante na prevenção e controle da diabetes tipo 2.

Se os puns e os arrotos estão te incomodando, então o melhor é aderir ao chá de louro com alecrim. Essa dupla será imbatível no tratamento e isso tem um nome bem interessante: ação carminativa. É por conta desse termo que conseguimos nos livrar do desconforto causado pelos gases.

Devido essas propriedades o chá de louro é usado para ajudar com problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado, cólicas menstruais, gripes e resfriados pois limpam as vias respiratórias e ajudam a relaxar.

É indicado tomar este chá antes do café da manhã, logo que levante e antes de tomar qualquer outra bebida. Uma xícara é fundamental para que você veja os benefícios. Caso você siga uma dieta equilibrada, em pouco tempo você pode emagrecer rápido.

O chá de louro e cravo-da-índia é apresentado nas redes sociais como um remédio natural supostamente eficaz na queima de gordura abdominal. Em várias publicações do Facebook alega-se que esta combinação de especiarias “emagrece”, “seca a barriga” e “desincha”.

Quem não deve tomar chá de hortelã
Azia: A hortelã pode ajudar na digestão e nas dores de estômago, mas pode piorar o refluxo ácido. Se você sofre com refluxo ou com azia constante, pode ser bom evitar o chá de hortelã. Interação medicamentosa: A hortelã pode interagir com certos medicamentos.