Para que serve o chá de hortelã com leite?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O próprio Ministério da Saúde do Brasil destaca as propriedades antiespasmódicas. Por isso, ela alivia qualquer forma de espasmos no intestino e pode, inclusive, ser utilizada durante o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável.

Benefícios do chá com leite para o seu corpo
Mais leite e pouco chá, por exemplo, permitem que você continue consumindo uma boa quantidade de cálcio. Além disso, ele possui as vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, além dos minerais potássio, zinco, fósforo e magnésio.

O chá de hortelã pode ser utilizado para o mau hálito, alívio de cólicas menstruais e intestinais, gases, tratamento de resfriados, alívio dos sintomas da rinite, sinusite e asma, dores de cabeça, melhora da concentração, diminuir sintomas do estresse e da ansiedade.

Além disso, o chá de folhas de hortelã também ajuda a proporcionar uma noite de sono tranquila, especialmente se combinado com outras ervas calmantes como a camomila ou a lavanda. Contudo, é na hora da digestão que essa infusão poderosa brilha de verdade.

Assim, o leite passou a ser agregado à refeição e contribuiu não somente para amenizar as altas temperaturas do chá, mas também para aliviar o bolso dos consumidores, visto que ele passou a ser misturado em menores quantidades, rendendo por mais tempo.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Chá de hortelã – Se ingerido após o jantar, esse é o chá digestivo para tomar à noite mais recomendado. Com um frescor e aroma bem característico, o chá de hortelã é extremamente prático e terapêutico, um bom aliado para quem busca uma vida mais saudável e noites mais tranquilas.

Mas, podemos encontrar essas substâncias em algumas ervas. O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.

No caso da camomila, funcho e algodoeiro, uma dessas funções é a ação galactagoga, ou seja, de estímulo à produção de leite materno. Para obter todos os benefícios dessas ervas, consulte o seu nutricionista a dose a ser consumida, assim como a frequência de uso.

O consumo de chá na cama ajuda a relaxar e pegar no sono mais rapidamente.

  • Chá de camomila. Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. ...
  • Chá de capim limão. ...
  • Chá de maracujá ...
  • Bônus: chá para dormir de valeriana e chá verde.

COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ PARA GORDURA NO FÍGADO:

  1. Coloque algumas folhas de hortelã-pimenta frescas em um bule ou xícara.
  2. Ferva a água e despeje sobre as folhas de hortelã.
  3. Deixe em infusão (imersão da folha diretamente na água quente) por cerca de 5 minutos.
  4. Coe e sirva em uma xícara.

Modo de preparo
Ferver a água e depois adicionar as folhas de hortelã picadas na xícara, em seguida, deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir, adoçado com mel. Veja outros benefícios da hortelã.

Ela é rica em vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio e fibras, e tem muitos positivos pra sua saúde, espia só: Melhora a digestão: as espécies do gênero mentha ajudam a aliviar distúrbios gastrointestinais. Ela relaxa os músculos do estômago e ainda auxilia na digestão de gorduras.

Segundo a nutricionista Aline Petrilli o chá não é indicado para pessoas que têm alterações graves na vesícula devido a atividade colagoga, de estímulo de contração da vesícula biliar, do hortelã. Assim como o chá deve ser evitado por grávidas, lactantes e crianças menores de 5 anos.

A hortelã é uma planta muito utilizada para fazer chá para os pulmões, porque alivia a tosse. E, além de chá, existem algumas receitas populares com hortelã de xaropes que servem como expectorantes. Essa planta age como antibiótico e antisséptico, previnindo e tratando congestão nasal, sinusite e rinites.

Alguns estudos mostram que a hortelã também pode baixar a glicose no sangue e a pressão arterial, por isso, o chá não é recomendado para pessoas que tomam medicamentos para diabetes ou com problemas de pressão arterial. Além disso, pessoas que apresentam pedras nos rins também devem evitar o consumo do chá.