Para que serve o chá de gengibre?

Perguntado por: epinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Para que serve o chá de gengibre? Além de possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a aumentar a imunidade do corpo, o gengibre também alivia dores, enjoos e náuseas; ajuda na perda de peso, combate o envelhecimento e pode prevenir doenças cardíacas.

Imunidade - O ferro e o fósforo presentes no gengibre auxiliam na imunidade e no bem-estar. A vitamina C do limão e do gengibre dá aquela fortalecida no sistema imunológico; Bem-estar - A vitamina B6 do gengibre também traz uma melhora na sensação de bem-estar.

Qual o benefício do gengibre? Veja 7 vantagens de consumi-lo

  1. Combate ao câncer. ...
  2. Reduz indigestões. ...
  3. Equilibra a pressão arterial. ...
  4. Ajuda no emagrecimento. ...
  5. Evita diabetes. ...
  6. Reduz as cólicas menstruais. ...
  7. Auxilia na memória.

Ele pode ser contraindicado para pessoas que já têm problemas de estômago, como gastrite e úlceras, e para hemofílicos, que têm problemas de coagulação. Isso porque a raiz estimula a circulação sanguínea. Alguns estudos apontam que o consumo de chá de gengibre pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Modo de preparo
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca do gengibre sob água corrente. Seque e corte o gengibre em fatias finas. Numa leiteira ou chaleira, coloque a água, as fatias de gengibre e leve ao fogo médio. Quando começar ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

É possível que algumas xícaras por dia da bebida podem eliminar alguns pontos nos níveis de hipertensão. O chá de gengibre também é visto como eficaz, assim como o uso da raíz na alimentação atua na pressão arterial beneficamente. Outros chás também já foram classificados como eficientes no caso da pressão alta.

Como fazer: cortar 4 a 5 rodelas de gengibre e ferver em 1 litro de água por 5 minutos. Em seguida acrescentar meia xícara de folhas de hortelã lavadas. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar o chá e servir em seguida.

Modo de preparo
Retire a casca da raiz de gengibre e corte em pedaços antes de colocar em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, coe e consuma de 3 a 4 vezes por dia.

Chá de gengibre
Este chá pode, por isso, ser uma boa opção para mulheres que sofrem com dores menstruais muito intensas ou que têm pequenos focos de endometriose, por exemplo. 1 a 2 cm de raiz de gengibre; 250 ml de água.

Coloque uma colher (chá) de gengibre ralado em uma xícara de chá de água quente, abafe por dez minutos e coe.

O ideal é tomar uma xícara de chá de gengibre logo depois das refeições. A mistura leva limão, açúcar, cravo e canela.

A união de gengibre com limão é capaz de fazer você emagrecer rapidamente. De acordo com o site Bolsa de Mulher, isso acontece pois o gengibre é um termogênico natural que acelera a queima de gordura e, o limão é uma fruta detox potente para limpar o organismo e ajudar a perder calorias.

Contraindicação do chá de gengibre com limão
A profissional alertou que pessoas “com pressão alta tem que tomar cuidado ao consumir o chá, pois em excesso pode aumentar a pressão.

Quais as contraindicações do chá de gengibre? Pessoas com hipertireoidismo ou que usam insulina, medicamentos coagulantes, para pressão alta ou para problemas cardíacos, devem procurar um médico antes de inserir o gengibre regularmente na alimentação.

Por ser um potente anti espasmódico, o gengibre ajuda a relaxar os músculos do estômago combatendo má digestão, náuseas e vômitos. Além disso, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo e tratando doenças, como pressão alta, refluxo, artrite.

Chá de gengibre, cacau e canela
O uso do gengibre, do cacau e da canela promove um efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, melhorando os níveis das enzimas hepáticas e impedindo o acúmulo de gordura no fígado.

“Ainda, frutas vermelhas como amoras, framboesa, cerejas e outras, bem como algumas especiarias, como o gengibre, que são alimentos antioxidantes e, portanto, reduzem os níveis de cortisol, combatendo a ansiedade”, destaca a especialista, que completa essa lista do bem com lentilha, feijões e aspargos, abundantes em ...

Gengibre. O gengibre também é um alimento quente. Além disso, alguns estudos apontam que ele ajuda nos níveis de testosterona, principalmente, em relação à energia liberada, que melhora até mesmo o desempenho dos espermatozoides, explica a nutricionista.