Para que serve o chá de folhas de pitanga?

Perguntado por: efigueiredo2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

As folhas da pitangueira possuem propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis presentes também contribuem para o equilíbrio da flora intestinal.

É utilizada contra cólicas, colite, diarreia, disenteria e dor de barriga. Mas as funções terapêuticas vão além. Uma pesquisa apontou que o chá de folhas de goiaba combinadas com folhas de pitanga reduz em até 40% o tempo de cicatrização de feridas.

A partir de experimentos, constatou-se que o chá preparado com as folhas da planta ajuda a controlar a diabetes. Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores da Unifal-MG comprovam que as folhas da pitanga-do-cerrado são extremamente ricas em componentes polifenólicos, que auxiliam no processo de redução da glicose.

Chá de pitanga ajuda a prevenir doenças crônicas
Os flavonoides possuem efeitos antioxidantes, aqueles aliados incríveis que evitam o envelhecimento precoce e, junto com ele, doenças , como hipertensão e doenças cardíacas.

A cada 100gr de polpa são 635 mg de Vitamina A. Além disso, na sua composição estão presentes vitamina C, cálcio, fósforo e ferro.

Apesar do tamanho, essa frutinha tem inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para quem tem diabetes. “A pitanga é considerada uma fruta com uma ação hipoglicemiante muito importante, ou seja, ela ajuda a manter a glicemia dentro dos níveis esperados.

Possui ação antioxidante
A presença de vitamina C e compostos fenólicos torna o chá de folha de acerola um protetor contra a ação desenfreada dos radicais livres, que estão ligados à queda da imunidade, ao envelhecimento precoce e a diversas doenças crônicas, como diabetes e até câncer.

Modo de preparo
Ferver a água e desligar. Adicionar as folhas da pitanga, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

Por esse motivo, segue abaixo 7 opções de chás ótimos para baixar a pressão:

  • Chá Água de Alho. ...
  • Folhas de Oliveira. ...
  • Suco de Mirtilo. ...
  • Chá de Hibisco. ...
  • Chá de Mangaba. ...
  • Chá de Cavalinha. ...
  • Chá de Valeriana.

Eu desconheço tal indicação de chá para tratamento de gastrite ou mesmo sua apresentação mais grave já com presença de úlceras. O mais recomendado seria uma consulta com o especialista para adequado diagnóstico e tratamento!

O chá da folha de amora ajuda a controlar a glicose no sangue e isso facilita a absorção dos carboidratos. Isso significa que tomar o chá de amora funciona bem na hora de consumir alimentos ricos nesse tipo de nutriente como pães, macarrão e outros.

Chá de folha de amora
Na medicina tradicional chinesa, a folha de amora também é utilizada para desintoxicar o fígado, melhorar a visão, aliviar sintomas de tosse e resfriado, curar tonturas, limpar o sangue, melhorar diarreia, tratar dor de estômago e prevenir envelhecimento precoce da pele.

A carqueja traz inúmeros benefícios para a saúde, dentre eles o combate aos sintomas da diabetes. Ela tem atuação hipoglicemiante, ou seja, regula as taxas de açúcar no sangue.

Bauhinia forficata é amplamente utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de diabetes. Um estudo realizado com ratos diabéticos verificou que o tratamento com esta planta não apresentou efeito hipoglicemiante (Volpato et al., 2008).

Até chegarmos à vitamina C, crucial para a renovação celular e o fortalecimento do sistema imune. “A acerola é uma das frutas com maior teor desse nutriente”, conta a nutricionista Marina Pioltine, da capital paulista.

Os pesquisadores afirmam que além de diminuir a glicose, os componentes do chá da pitanga-do-cerrado ajudam também no aumento das taxas de colesterol bom.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...