Para que serve o chá de folha de bergamota?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Suas folhas e cascas nos permitem fazer ótimos chás. Com suas folhas, é possível obter uma infusão que traz um efeito calmante e com a casca, pode-se fazer um chá que auxilia na digestão e acalma o estômago.

É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose. Suas fibras protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado um calmante e pode ser conservado na geladeira por até três semanas.

Além de seu poder refrescante e sabor delicioso, a ponkan é rica em vitaminas e pectina. Ela deve ser ingerida de preferência com o bagaço, pois ele é fonte de fibras e auxilia na regulação do funcionamento intestinal e também reduz a absorção de colesterol.

As folhas da laranjeira e do limoeiro, bem como o suco do limão, são empregados na forma de decocto ou xarope com mel para gripes, tosses e resfriados. A folha e flor da laranjeira e do limão são empregados em dores de cabeça e ansiedade.

Óleo essencial de bergamota: A bergamota, também conhecida como tangerina ou mexerica, possui propriedades que melhoram a ansiedade, a autoconfiança e a depressão. Use gotas de óleo essencial de bergamota em sachês, no travesseiro, ou em spray, para aromatizar o ambiente.

Efeitos colaterais e contraindicações. O óleo essencial de bergamota não deve ser ingerido. Além disso, esse óleo é fotossensível, podendo causar queimaduras e manchas na pele, sendo recomendado evitar a exposição ao sol durante as 6 horas após a aplicação desse óleo essencial na pele.

Indicado para cabelos secos, o óleo de bergamota é uma ótima opção para o tratamento de cabelos danificados, secos e sem vida. Ele promete deixar os fios mais macios e com brilho. Outro benefício atrativo é o efeito estimulante que auxilia o crescimento dos fios.

Óleo essencial de bergamota
Vale pingar umas gotinhas no travesseiro, fazer uma massagem relaxante ou até mesmo usar em difusores de ambientes.

A folha do limoeiro pode ser usada em chás como calmante suave, aliviando o estresse do dia a dia quando tomado bem quentinho à noite. Depois das refeições, auxilia nos processos digestivos trazendo alívio e bem estar.

as folhas e a casca da tangerina podem ser utilizadas para preparar chás e a casca da fruta também pode ser usada na fabricação de óleos essenciais.

Assim como o interior da fruta, a casca da tangerina também é rica em vitamina C, carotenoides, antioxidantes e flavonoides. Por conter tantos ativos, o chá de casca de tangerina contribui com o sistema imune, auxilia na digestão, melhora a inflamação e tem propriedades diuréticas.

O chá de casca de laranja é rico em vitamina C e flavonoides, que têm propriedades antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando na prevenção de problemas, como câncer, pressão alta, diabetes e gripe.

A casca da fruta é rica em vitaminas A, B1, B2, niacina, vitamina C, cálcio e fósforo. Além disso, ela contém um elevado teor de antioxidantes, que ajudam o organismo a combater doenças, dentre elas, o câncer. Outro grande benefício da casca da tangerina é abaixar o colesterol.

A presença de potássio nas folhas de laranja é muito útil na manutenção da pressão arterial. Quanto maior o nível de potássio no corpo, maior a pressão. E o oposto também é válido: menor o nível do mineral, menor a pressão arterial. Portanto, esse chá pode ser aliado para os pacientes com hipertensão.

As folhas são grandes fontes de antioxidantes. Além dos antioxidantes, uma grande quantidade de importantes minerais pode ser encontrada em sua composição. Por isso, o consumo da folha pode ser uma maneira natural e eficaz de fortalecer a imunidade.