Para que serve o chá de Espinho cheiroso?

Perguntado por: narruda . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O espinho cheiroso tem um efeito gastroprotetor importante que protege a mucosa que reveste o estômago, diminuindo assim a acidez gástrica e evitando o refluxo ácido. Esse efeito também ajuda a tratar e prevenir condições como a gastrite, a dispepsia e as úlceras gástricas, por exemplo.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Mas, a literatura refere que a espinheira santa, em doses altas, pode causar arritmias cardíacas e queda da pressão arterial e pode interagir com algumas medicações.

Cactos

Cactos, as plantas com espinhos por excelência
O cacto é a planta com espinhos por excelência e uma das mais populares. Dentro dessa categoria há vários subtipos, cada um com suas particularidades.

Espinho Cigano – cuida de distúrbios e infecções que acometem os rins; Angico – indicado para tratar tosses, coqueluche, problemas uterinos e doenças sexuais; Chambá – ideal para o tratamento de inflamações e problemas respiratórios.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Alimentos ricos em probióticos: como o iogurte natural, ajudam a eliminar a bactéria do estômago. Tomilho e gengibre: têm propriedades antibacterianas. Banana e batata: ajudam a controlar a acidez e reduzir o desconforto gástrico.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

O medicamento Losartana é um anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs), devido a sua ação capaz de reduzir a pressão arterial, impedindo a constrição das artérias, possibilitando a circulação do sangue no corpo humano.

Chá branco: Vem dos brotos novos e folhas da planta Camellia Sinensis, colhidos antes de as flores abrirem. Possui mais ação antioxidante do que os chás verdes e pretos. Diminui as taxas de colesterol ruim (LDL), ajudando a prevenir o infarto.

O chá de casca de aroeira (e qualquer outro produto com a planta) não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou lactantes, pessoas com pele sensível ou que têm problemas gastrointestinais. Isso porque o uso exagerado da planta pode ter efeito laxante ou resultar em crises alérgicas.

Para quem sofre com insônia, estresse ou ansiedade no dia a dia, o chá de aroeira também pode ser um grande aliado. Isso porque ele tem efeito calmante - ajuda a chamar o sono e deixa o organismo mais relaxado.

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

O espinho cheiroso tem flores brancas e o arbusto pode crescer de 1 a 2 m, mas alguns deles podem alcançar incríveis 5 m de altura.

As estruturas comumente chamadas de espinhos nos caules de uma roseira, por exemplo, são acúleos. Todas as três estruturas – espinhos foliares, espinhos caulinares e acúleos – podem servir como estruturas de defesa, reduzindo a predação pelos herbívoros.

Uso popular: O chá de suas folhas é um dos mais populares como diurético e depurativo do organismo. É usado como anti-reumático, em problemas do trato urinário. Externamente, no tratamento de problemas cutâneos, inclusive para tirar manchas da pele.

A espinheira-santa é muito indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica.

6 chás laxantes para combater a prisão de ventre

  • Chá de sene. ...
  • Chá de psyllium. ...
  • Chá de cáscara sagrada. ...
  • Chá de ameixa seca. ...
  • Chá de frângula. ...
  • Chá de ruibarbo.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.