Para que serve o chá de capeba?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

O chá de capeba ajuda a aliviar problemas gastrointestinais, como azia, prisão de ventre, má digestão ou dor de estômago, além de também poder ajudar no tratamento de infecções urinárias, por exemplo. 1 colher (de sopa) de folhas de capeba; 1 xícara de água fervente.

Um diferencial da capeba é que ela é ótima para fortalecer o sistema imunológico, pois além de ter antioxidantes em sua composição, também possui substâncias antibacterianas que protegem o organismo contra diversas doenças.

Chá de pariparoba: benefícios

  • Fortalece a imunidade. As folhas da pariparoba, que originam o chá, não são apenas antioxidantes, são também anti-bacterianas. ...
  • Previne a retenção de líquido. Graças à ação diurética, o chá de pariparoba é excelente combatente da retenção de líquido. ...
  • Inibe o câncer. ...
  • Proteção solar.

Miq.”, disponibilizado pela Revista Fitos, periódico científico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a medicina popular atribui propriedades diuréticas à infusão (um tipo de chá) da raiz da capeba ingerida em jejum ou antes do almoço.

Efeitos colaterais estão relacionados à náuseas, diarréia, tremores e febre. Se você já faz uso contínuo de algum medicamento, procure orientação médica antes de começar a utilizar a Caapeba. Uma orientação importante é não deixar de fazer acompanhamentos médicos e exames em casos de tumores.

Piperaceae

As cinco espécies mais citadas foram: Moringa oleifera (Fabaceae); Artemisia absinthium, Tithonia diversifolia, Baccharis trimera e Stevia rebaudiana todas da família Asteraceae.

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

Nativa do Brasil, a pariparoba ocorre desde o sul da Bahia até Minas Gerais e São Paulo. O livro “Plantas Medicinais do Brasil”, de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos, destaca alguns usos populares do chá preparado com as folhas: estimulante das funções estomacais e auxiliar no combate a doenças do fígado, entre outros.

As folhas do abacateiro contêm flavonoides e fenóis, substâncias que têm poder antioxidante e anti-inflamatório. Como resultado, essa bebida ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres no DNA das células, que provocam o envelhecimento.

Serve para combater diabetes, controlar colesterol LDL (mau), diarreia, dor de estômago, bronquite, dengue, problemas na próstata, fertilidade, escoriações ou cortes menores, perde peso, acelerar o metabolismo, melhorar digestão, melhora absorção de açucares no sangue.

O chá das raízes e folhas estimula as funções estomacais e hepáticas, favorecendo a digestão, além de funcionar como diurético. Já o decoto de caules e folhas alivia febres e afecções nas vias respiratórias. O cataplasma das folhas age em queimaduras superficiais, furúnculos e dores de cabeça.

Segundo Irmã Eva Michalak (1997), é indicada para resfriados, baço, fígado, gastralgias, azia, úlceras, hemorroidas, asma, pressão alta e dor de dente. Lorenzi & Matos (2008) assinalam que é considerada diurética, antiepilética, contra febre, usada contra doenças do fígado, inchaços e inflamações das pernas.

A Capeba (Piper umbellatum L.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Piperáceas. Com folhas grandes em formato de coração, a Capeba é uma planta nativa, rústica, de meia sombra e que se desenvolve bem solos úmidos e férteis.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Você pode encontrar a Capeba em hortas comunitárias como a Horta da FMUSP e da FSP! Participe dos mutirões para conhecer!

A folha de louro é comumente utilizada na culinária e serve para dar sabor e aroma às refeições. Contudo, a planta também possui propriedades medicinais, sendo também usada na medicina tradicional para ajudar em problemas digestivos, infecções, entre outros.

Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.

Continuar lendo Pode comer capeba?