Para que serve o chá de canela de velho?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Para que serve a canela-de-velho? As folhas da Miconia albicans costumam ser usadas em forma de chá, através da infusão, para alívio de sintomas de artrite, dores reumáticas e articulares. E esse uso faz sentido. Muitos estudos já mostraram o poder anti-inflamatório e analgésico da planta.

MODO DE PREPARO DO CHÁ DE CANELA DE VELHO
O ideal é beber 2 xícaras do chá por dia, de preferência de manhã e à noite.

Coar e beber até 3 xícaras deste chá ao longo do dia. O uso do chá de canela de velho só deve ser feito sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

PESQUISAS com a Canela
Também atividade imunoestimulante; antioxidante; termogênica; estimulante do Sistema Nervoso Central; diminuição nos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL; diminuição de glicemia e aumento da quantidade e motilidade dos espermatozoides.

O chá de canela-de-velho é contraindicado para quem tem alergia à planta, mulheres que estejam amamentando, grávidas e crianças. É importante evitar o consumo em excesso do chá , pois pode afetar o estômago e causar mal-estar.

QUAIS OS POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA CANELA DE VELHO? Geralmente, só ocorrem efeitos colaterais em caso de uso excessivo, podendo causar sensação de mal-estar no estômago ou lesões no fígado. Isso se deve ao fato dela ter alumínio em sua composição.

A Canela de Velho é uma planta medicinal da família das melastomataceae, com o nome científico de miconia albicans. É natural da região Nordeste do Brasil, mais precisamente nos estados de Sergipe e da Bahia, onde recebeu a alcunha de Canela de velho.

Pode-se também aplicar o chá nas regiões do corpo afetadas por inflamações, dores e inchaços. Outro uso possível é o banho com chá de canela-de-velho. Os efeitos do uso contínuo do chá na saúde geral começam a aparecer de um a três meses depois do início do tratamento.

MODO DE PREPARO DO CHÁ DE CANELA DE VELHO
O ideal é beber 2 xícaras do chá por dia, de preferência de manhã e à noite.

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce.

É indicada para Artrite, Artrose, Reumatismo, Dores nas costas, nos joelhos e nas articulações, Combate úlceras e gastrites, Ácido úrico, Aftas, Dores espasmódicas entre outros.

Miconia albicans (Sw.) Steud., conhecida popularmente por canela-de-velho, maria- branca, lacre-branco, folha-branca, pertence à família Melastomataceae. O gênero Miconia apresenta mais de 1.000 espécies vegetais, sendo nativo da flora brasileira, principalmente no bioma do cerrado.

Modo de usar: Oral-infusão de 1 a 2 colheres de sopa em 200ml de água. Tomar 2 a 3 xícaras por dia. Observações: deve-se controlar o uso de folhas em excesso, pois existe risco de intoxicação em altas dosagens. Não pode ser consumido por gestantes, lactantes e pessoas com sensibilidade ao ativo.

5 CHÁS PARA DESINFLAMAR O CORPO
Chá de açafrão: Pertencente à mesma família do gengibre, o açafrão-da-terra também ajuda no alívio de dores e promove a saúde cardíaca. Chá de camomila: Considerado uma espécie de "aspirina" herbal devido à sua capacidade de reduzir inchaços, dores de cabeça e outros desconfortos.

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição. Usar pomadas anti-inflamatórias.

O uso de canela é contraindicada na gravidez e amamentação.

Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, junto das refeições. O chá de canela também pode ser feito com a especiaria em pó, no entanto, o pau de canela é a forma preferencial, por conter mais óleos essenciais e propriedades benéficas.