Para que serve o chá de boldo?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Muito além da fama, o chá de boldo também facilita a digestão, protege as funções do fígado, reduz os gases, possui ação laxativa leve e que ajuda nos casos de constipação intestinal (prisão de ventre), favorece a eliminação de toxinas do fígado e pode melhorar as respostas imunológicas do organismo.

É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.

Graças à presença de uma substância chamada boldina, a planta é capaz de proteger mecanismos de defesa do fígado e melhorar o dano oxidativo e as lesões celulares nos órgãos responsáveis pela digestão.

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso, porque estimula a secreção da bile, um composto que ajuda na digestão dos alimentos, prevenindo sintomas como dor de cabeça, náuseas e mal estar.

Foram observadas e/ou descritas em literatura as seguintes reações adversas: Queixas de espasmos intestinais devido a ação laxativa do produto, distorção ou diminuição do senso de paladar, irritação na garganta, dor abdominal, diarreia, indigestão, náuseas, vômitos e mal-estar.

O boldo tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anti-espasmódicas que podem ajudar a aliviar os sintomas de algumas intolerâncias alimentares como má digestão, cólicas intestinais e produção excessiva de gases.

Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono.

É verdade que a folha de boldo emagrece? Não é verdade que o chá de boldo, que é preparado com as folhas da planta, promove o emagrecimento. No entanto, acredita-se que a folha de boldo pode ajudar a desinchar a barriga, isso graças ao seu efeito de combater os gases intestinais e seu efeito diurético.

A gastrite é um exemplo clássico de inflamação no estômago, assim como a esofagite e o boldo é um excelente aliado quando o assunto é reduzir a ação do processo inflamatório nessas partes do corpo. Dessa forma, ele consegue proteger uma parte do nosso sistema digestivo de maiores problemas.

O boldo-do-chile tem ação colerética (estimula a produção da bile), colagoga (estimula a secreção da bile para o duodeno) e diurética, além do efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório e antioxidante. No entanto, a mesma substância que tem ação favorável pode causar riscos à saúde.

Olá! O ideal não fazer a ingestão, pois este há pode levar ao aumento da pressão arterial . Oriento agendar com um cardiologista.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

Pessoas que estão preocupadas com seu nível de gordura no fígado devem se restringir de alimentos ricos em composições gordurosas, como embutidos, enlatados, frituras e doces.

Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.

Fígado atacado: como melhorar e o que tomar

  1. Chá de boldo. ...
  2. Chá de cardo-mariano. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho. ...
  5. Chá verde. ...
  6. Suco de melão e hortelã-pimenta. ...
  7. Chá de mil-folhas. ...
  8. Suco de beterraba, pepino e abacaxi.

Qual o melhor chá para limpar o fígado? O chá verde seria a melhor opção para limpar o fígado, devido a suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, outros chás – como o chá de boldo e o chá oolong – também são boas opções.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Para fazer o chá de boldo, sirva 1 xícara de água fervente sobre 1 colher de chá de folhas secas, deixe em infusão por 10 a 15 minutos e beba três vezes ao dia. Você não deve usar o chá de boldo por longos períodos de tempo, e doses grandes de boldo podem causar paralisia e até morte.

Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.

O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.