Para que serve o chá de alecrim com sálvia?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A receita do elixir de alecrim e sálvia: contra estresse e perda de memória. Juntar, em um só lugar, os benefícios da sálvia e do alecrim, pode ser um ótimo auxílio para você que está “meio esquecida” de tanta correria e cansaço – sim, o estresse causa, muitas vezes, problemas de memória, por puro esgotamento.

O alecrim ajuda no combate a problemas gastrointestinais, como azia, cólicas, flatulências e diarreia, graças aos seus componentes e propriedades como ação antiinflamatória e antiespasmódica.

Chá de alecrim para dormir funciona
Por isso, exerce ação antioxidante, depurativa, antibiótica, antiséptica, diurética e até antiespasmódica. Portanto, esse é um verdadeiro “coringa” entre os compostos fitoterápicos, em razão da sua grande versatilidade e presença de substâncias benéficas ao organismo.

A sálvia é uma planta magnífica, um tônico versátil e eficaz. Faz aumentar a capacidade intelectual, combate cólicas menstruais, debilidade sexual, fortalece o útero, combate deficiências cardíacas, ajuda nas gripes, resfriados, gases intestinais e dor nos membros.

O chá de sálvia é livre de cafeína. Por isso, caso você opte por consumi-lo antes de dormir, ele não vai atrapalhar o seu sono.

Para que serve o alecrim? Pois além de sabor e aroma, tem também benefícios para a saúde. Entre eles, a melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A planta é rica em compostos flavonoides e ácidos fenólicos que proporcionam propriedades antioxidantes.

Benefícios do alecrim
O alecrim é rico em cálcio, potássio e magnésio, nutrientes essenciais para a saúde de qualquer pessoa. Ele tem propriedades antimicrobianas, digestivas, diuréticas, calmantes, antiestressantes e antidepressivas. A erva também conta com componentes flavonoides e ácido cafeico.

A Sálvia não é recomendada durante a gestação e o aleitamento, para portadores de epilepsia e durante o uso de medicamento para o coração. pode ser tóxica em altas doses.

Como qualquer outra planta, o chá de alecrim possui tem algumas contraindicações e precauções. Não é recomendado para pessoas com problemas de hipertensão, pois pode elevar a pressão arterial, e, em consumo excessivo, pode levar a problemas gastrointestinais.

O risco de acumular gordura no fígado também pode ser reduzido com o consumo do chá de manjericão com alecrim, já que a mistura é rica em anti-adipogênicos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

O chá de alecrim é usado para tratar diversas doenças, entre elas a insônia. Relaxante, antisséptico, diurético e descongestionante, a bebida é uma ótima opção para cuidar da saúde do corpo. No entanto, existem alguns efeitos colaterais deste chá para dormir, como náuseas e vômitos, para quem exagera no consumo.

O chá de alecrim atua no nosso sistema nervoso, atua como antidepressivo e ajuda a afastar sentimentos de estresse, ansiedade e cansaço. Interessante, né? Para preparar, ferva cerca de 1 litro de água, acrescente folhas de alecrim e deixe no fogo por mais cinco minutos. Depois, é só coar e beber.

O chá de alecrim é considerado bastante seguro, no entanto, quando consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos. No caso do óleo essencial, não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, já que pode causar irritação, além de também não ser usado em feridas abertas.

A sálvia branca é conhecida por atrair sorte, positividade, alegria e amor para nós. Ao purificar nosso espaço de vida e a nós mesmos, aumentamos nossa vibração, o que nos permite atrair eventos, pessoas ou situações com a mesma vibração positiva para nós.

Efeitos colaterais
Elevação da pressão arterial e irritação da pele. Em altas doses pode provocar convulsões, causar inquietação, vômito, tontura, taquicardia, tremores e danos aos rins.

A Sálvia não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer. O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos, no combate a flatulências e retenção de líquidos.

Também é a sálvia que pode nos ajudar, às mulheres, quando retemos líquidos(de origem hormonal), quando a pressão arterial está elevada e nasdores de cabeça que acompanham os desequilíbrios hormonais.

Receita

  1. Separe e leve seis folhas de sálvia;
  2. Coloque 1 xícara de água para ferver;
  3. Após a água começar a ferver, coloque as folhas, tampe e desligue;
  4. Faça infusão por cerca de 5 minutos;
  5. Coe e está pronto para o consumo!

A sálvia é outra planta que contribui para o controle da glicose, e por isso é uma forma natural de controlar o diabetes. Coloque 2 colheres de folhas secas de sálvia em 250 ml de água fervente, deixando em repouso por 10 minutos. O chá pode ser consumido até 2 vezes por dia.

Para proteger o coração
Há também pesquisadores que afirmam que o alecrim pode ajudar no tratamento de vítimas de infarto do miocárdio (parede do coração). Possui propriedades analgésicas, diuréticas, antiinflamatórias e antioxidantes que promovem também uma melhora significativa na circulação sanguínea.