Para que serve o chá da folha de amora?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Com uma quantidade significativa de fibras, a infusão de amora é ideal para ajudar a regular a digestão e trazer equilíbrio para o funcionamento do intestino. As folhas também são conhecidas por suas propriedades antioxidantes e diuréticas, sendo muito procuradas por quem quer emagrecer.

Não há contraindicações, mas o recomendado é nunca ultrapassar três xícaras diárias. – Coloque 1 litro de água em uma panela (de ferro) e desligue o fogo quando a água ferver. – Despeje a água em um recipiente qualquer e adicione uma colher (sopa) das folhas secas da amora.

Quais os benefícios da amora? Vale destacar que a amora é rica em antocianina – uma substância que contém efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Como resultado, esse alimento ajuda no emagrecimento, na imunidade, no bom funcionamento do intestino e também a prevenir a anemia e o envelhecimento precoce.

Chá de folha de amora emagrece:
O chá de folha de amora é um diurético natural que pode ajudar a eliminar o excesso de líquidos do corpo, além de possuir propriedades que podem acelerar o metabolismo, contribuindo para a queima de gorduras.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A bebida é contraindicada para gestantes, pessoas com hipoglicemia e alérgicos. Consumir diariamente mais de três xícaras de chá de amora pode causar diarreias e outras complicações no usuário.

A especialista afirma que a fruta também é uma fonte rica de vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e afasta o surgimento de novas doenças. Estudos apontam que o chá da folha da amora é benéfico para amenizar os sintomas da menopausa, justamente pela sua concentração de flavonoides.

O litro preparado do chá de amora pode ser consumido gelado ou quente, 3 vezes ao dia, entre as principais refeições.

Tanto a fruta quanto a folha da amora são ricas em ácidos fenólicos, carotenoides, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedade anti-inflamatória que ajudam a manter a saúde das artérias, evitando doenças, como infarto, pressão alta.

Para preparar com as folhas, a porção é de cinco a dez folhas de amora para cada litro de água.

Para obter os benefícios proporcionados pela planta é necessário utilizar o chá da maneira correta. De acordo com Tresmondi é recomendado tomar uma xícara de chá toda manhã por 21 dias e depois fazer um intervalo de 7 dias. “Você coloca uma folha de amora para uma caneca de água, mistura, abafa e desliga o fogo.

Modo de usar: Adicionar 1 colher (chá) da planta em 1 xícara de água fervente. Abafar e deixar em repouso por 15 minutos. Coar e tomar 3 xícaras ao dia.

Não há indicação de que o chá de amora tenha efeito sonífero ou sedativo.

A amora negra é rica em flavonoides, favorecendo muito não só nos sintomas da menopausa, como nos da TPM.

O consumo em excesso (mais de três xícaras ao dia) pode provocar náuseas, vômitos, desconforto no estômago, diarreia, toxicidade hepática (fígado) e alterar a absorção de cálcio e ferro. Para preservar absorção normal de cálcio e ferro pelo organismo evite consumir o chá de amora durante as refeições.

O chá de amora pode derreter até 1,5 kg por semana. Isso porque a bebida possui fibras e leveduras, que facilitam a digestão dos alimentos, além de melhorar o funcionamento do intestino. A fruta também é fonte de vitamina C e ajuda no combate aos radicais livres, além de dar uma força ao sistema imunológico.

Ela ensina a seguir como preparar uma receita de suchá de amora com limão, bebida refrescante que, segundo a própria, ajuda na desintoxicação do organismo e na alcalinização do pH sanguíneo, além de diminuir a resistência a insulina e ajudar no processo de emagrecimento.

Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de amora? Melhora o funcionamento dos rins e fígado: auxilia na melhora do funcionamento do fígado e dos rins, inibindo o acúmulo de gordura e colesterol nestes órgãos.

Chá de aquileia, alquemila e sálvia
A aquileia ajuda a manter a hidratação natural da pele, que fica dificultada na menopausa, e tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. O chá deve ser feito misturando-se as três folhas em um recipiente com tampa até que ressequem.

4. Evitar doenças cardíacas. Por ter uma potente ação antioxidante, o chá de amora impede a oxidação das células de gordura, controlando os níveis de colesterol “ruim”, LDL, e triglicerídeos no sangue, evitando, por isso, o surgimento de doenças cardíacas, como infarto, aterosclerose e AVC.

Diminui os sintomas da TPM e menopausa
O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.