Para que serve o chá da espirradeira?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

É o caso da erva espirradeira, tóxica ao consumo. Um chá com meia folha da planta pode matar uma pessoa por parada cardíaca em pouco tempo. Sabendo disso, muitas mulheres ingerem o chá da planta para fazer aborto, mas acabam morrendo junto com o feto.

A espirradeira (Nerium oleander) é uma planta da família Apocynaceae, originária da região da bacia do Mediterrâneo, incluindo Norte da África, até o sul da Ásia.

Originária da região do Mediterrâneo, a espirradeira (Nerium oleander) é um arbusto muito comum atualmente, sendo encontrado plantado em jardins, parques e na arborização urbana de muitas cidades.

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça. A 'camará' causa diarreia, vômitos e fotofobia.

Apresenta atualmente diversas variedades, com flores brancas, amarelas, rosas e vermelhas; dobradas ou simples. É uma planta muito rústica, ramificada e com folhas lanceoladas de coloração verde escura, com o verso mais claro. Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solo fértil.

Gympie-gympie, também conhecida como gympie-ferrão ou por seu nome científico, Dendrocnide moroides, é uma planta urticante nativa de florestas tropicais da Austrália, Nova Guiné e Malásia.

Também conhecida como Espirradeira, flor-de-são-josé, loureiro-rosa, loandro-da-índia, oleandro, entre outros, essa espécie é considerada a planta mais venenosa do mundo. As toxinas atuam diretamente sobre o coração, além de causar diarreia, vômitos, dor de estômago e, claro, morte.

Uma das características das plantas venenosas é sua coloração acentuada e também por não serem comuns na sua região. Se você apertá-la e colocar o seu caule em uma parte sensível do seu corpo e provocar coceira, ardência ou vermelhidão, esse pode ser um sinal que ela é nociva ao ser humano.

Poda. No final da primavera, pode caules cobertos de vegetação para evitar que a espirradeira caia. Quando estiver quente e chuvoso no verão, as folhas inferiores da planta provavelmente murcharão e ficarão amarelas, por isso é melhor podá-las em vez de deixá-las apodrecer.

Muita gente já ouviu falar da 'comigo-ninguém-pode'. A planta tem esse nome pela crendice de que a planta afastaria o mau-olhado.

As podas, aliás, incentivam a ramificação da planta, tornando-a mais robusta. O procedimento deve ser feito anualmente, logo após o surgimento das flores, e pode ser repetido após seis meses para manter o formato do arbusto. O segredo para não errar no corte é retirar cerca de 30 cm de cada ponteiro.

Ainda segundo a Fiocruz, as campeãs de acidentes no Brasil são comigo-ninguém-pode, bico-de-papagaio (muito comum na época do Natal!), espirradeira, taioba-brava, tinhorão, chapéu-de-Napoleão, coroa-de-Cristo e saia-branca. Saber identificar essas plantas é essencial no caso de um acidente.

Middlemist

De acordo com o blog Cobasi, a flor mais rara do mundo se chama Middlemist Vermelha, pertencente da espécie Middlemist camelia, e como o o nome sugere, possui uma cor avermelhada bem chamativa.

Adubação: A Espirradeira não requer adubação regular, mas pode se beneficiar de uma aplicação de adubo rico em fósforo e potássio na primavera e no verão, para estimular a floração.

A cicuta venenosa também é conhecida como cicuta mortal, salsa venenosa, samambaia da Califórnia e cicuta manchada.