Para que serve o chá da catinga-de-porco?

Perguntado por: vcruz2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A começar pelas folhas e raízes, utilizadas na forma de chá, por infusão ou decocção, é empregada contra anemia, erisipela, doenças do sistema urinário, tosses, febres, bronquite, dispepsia e diarréia. A eficácia dessa forma de utilização ainda não tem comprovação científica, bem como segurança terapêutica.

Suas folhas são consideradas uma boa fonte de alimento para o gado e a casca costuma ser utilizada na preparação de chás medicinais. Pode ser utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga, apresentando grande potencial para este fim.

O chá dessa planta, auxilia no tratamento de vermes, reumatismo, regularização do ciclo menstrual, problema nos rins; taquicardia e epilepsia e no controle da asma.

Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi.

A garrafada serve para o tratamento do estômago, arrotos frequentes, azia, boca amarga, enjoos, peso na cabeça, pontadas e dores de cabeça, peito e ventre, tontura, desmaios, vertigens, sensação de calor, falta de ânimo, ataque de hemorroidas, etc.

As folhas, flores e cascas são usada no tratamento de infecções catarrais, nas diarreias e disenterias. O chá da casca é usado para tratamento de hepatite e anemia. Também é usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.

Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

Popularmente, o Mentrasto também é conhecido por outros nomes, como picão roxo, catinga de bode, cacália, Maria preta, erva de Santa Lúcia, cúria e erva de São João. No entanto, não devemos confundi-lo com a Erva de São João de nome científico Hypericum perforatum, que possui indicações de uso diferentes.

As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.

Catingueira-verdadeira Poincianella pyramidalis [Tul.] L.P. Queiroz.

O chá de boldo também atua diretamente no sistema nervoso. Se for consumidos em doses pequenas, ajuda a relaxar, acalmar e tranquilizar. Mas lembre-se de não exagerar, se for consumido em excesso pode causar náuseas, dores de cabeça e até convulsões.

Banhos de cheiro e descarrego prometem atrair sorte e renovação no Ano Novo.

Significado de Catinga
Cheiro não agradável; fedor.

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

Realizar uma limpeza duas vezes por dia com água e sabão normalmente remove as bactérias e leveduras que causam o odor. Em algumas pessoas, pode ser necessário lavar-se com um sabão antisséptico durante alguns dias, que pode ser combinado ao uso de cremes antibacterianos que contenham clindamicina ou eritromicina.

Garrafada para engravidar feita em casa

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

O chá das cascas do caule é usado como calmante e contra chiado no peito — som produzido pelo acúmulo de secreção (catarro) no pulmão —, gripe e sinusite. O lambedor é usado nas desordens respiratórias, como gripe, catarro e tosse, como expectorante e calmante e também no combate à dor de cabeça.

Combater má digestão; Fortalecer o sistema imunológico; Aliviar dores de cabeça; Ter um efeito ansiolítico, calmante.