Para que serve o chá da casca do ipê roxo?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O Ipê tem propriedades medicinais, através do chá da casca o ipê é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.

Para que serve
O ipê roxo possui uma grande ação anti-inflamatória, antibiótica, antitumoral e analgésica.

Para fazer o chá de ipê-roxo deve-se usar a casca da planta e água. Utilize 3 colheres de sopa (cerca de 15g a 20g) de entrecasca quebrada em pequenos pedaços para 1 copo d'água. Como o chá é feito com a casca, é necessário realizar a decocção, que consiste em ferver o material com água, em fogo médio ou baixo.

Algumas reações colaterais: Efeitos anticoagulantes reversíveis, náuseas, urina de coloração rósea, vômito. 4. O Ipê Roxo pode interagir com Anticoagulantes: pode haver potencialização dos efeitos. Evitar o uso concomitante.

- O chá deve ser consumido no máximo em 12 horas.

O Ipê-Roxo possui forte efeito anti-inflamatório e antibacteriano. É utilizado tradicionalmente para tratar vários tipos de inflamação, para lavar e cicatrizar feridas, e outras utilidades relacionadas ao combate de infecções e inflamações.

Dentre seus principais efeitos positivos para a nossa saúde, destacam-se o estímulo ao sistema imunológico, a proteção da pele pelas substâncias antioxidantes, melhoria dos sistemas circulatório e digestivo, perda de peso, alívio de inflamações e até prevenção de câncer.

O Ipê Roxo é uma árvore brasileira que tem seus ramos novos utilizados para o tratamento de diversas enfermidades, como gastrite, candídiase, etc.

A garrafada desta coleção é constituída por uma combinação de plantas medicinais e indicada para inflamação, câncer, mioma, cistos e regular a menstruação. Em seu rótulo o modo de uso informa a dosagem para adultos de um cálice após o café da manhã e outro após o jantar.

A casca interna de Pau Para Tudo pode ser usada para o preparo de um chá cujo aroma é agradável, além de coloração avermelhada. Possui dois fitoquímicos que auxiliam no tratamento de várias doenças: o lapachol e beta-lapachona.

Externamente, o chá de sua casca combate hemorragias uterinas, corrimento vaginal, feridas ulcerosas e peles excessivamente oleosas. Serve ainda contra inflamações na garganta, diarréias e hemorragias diversas.

Nas farmácias especializadas, você poderá encontrar o ipe roxo na forma de cápsulas, extrato ou em pó. As partes utilizadas desta árvore são as suas cascas e folhas.

O chá de graviola tem algumas outras propriedades muito benéficas à saúde, como auxílio na redução do colesterol, prevenção de doenças do coração, diabetes, reumatismo, infecções, pressão alta, cãibras, entre outras.

O ipê branco, árvore típica do cerrado mineiro, tem propriedades medicinais capazes de reforçar o tratamento da doença popularmente conhecida como gota.