Para que serve o chá da cabacinha?

Perguntado por: ijordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O medicamento natural, produzido por meio da infusão do fruto da Luffa operculata (cabacinha) em álcool, é indicado para tratamento de sinusite, renite e problemas na adenóide.

Colocar a quantidade equivalente a 1 colher de sopa do chá, colocar água fervente e abafar por 5 minutos. O Chá de Buchinha do Norte é muito utilizado para o tratamento de rinites e sinusite, pois possui ação antisséptica e expectorante.

Posologia e modo de uso: Uma receita popular no Nordeste para tratar rinossinusites: extrato aquoso preparado com 1/4 do fruto seco lavado 9 vezes sucessivas com um pouco de água (500 ml) e deixado o material lavado em maceração na nona água durante a noite; para o tratamento coloca-se algumas gotas nas narinas, após o ...

O Chá da Buchinha do Norte contém ação expectorante, antisséptica, adstringente, anti-helmíntica e diurética que são capazes de eliminar bactérias causadoras de infecções, auxiliando no tratamento da sinusite e rinite, no tratamento de feridas e infecções por parasitas.

Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo. Após ingerir, pode ser que demore dias, horas ou minutos pro sangue menstrual aparecer, pois tudo depende do seu processo de digestão e absorção.

Quando consumida de forma regular durante a gestação, mesmo que na forma de chá, buchinha-do-norte pode aumentar o risco de aborto, já que é capaz de estimular contrações uterinas, além de ter efeito tóxico sobre o embrião, promover alterações no desenvolvimento fetal ou a morte do tecido placentário, por exemplo.

Chá de boldo: O chá de boldo, muito utilizado para tratamento de problemas digestivos e hepáticos, deve ser evitado, pois apresenta risco teratogênico (risco de causar más-formações fetais).

CHÁ BUCHINHA DO NORTE
Seu consumo é apenas externo, não pode ser ingerida, trata-se de uma erva tóxica. Muito conhecida pelas suas propriedades adstringentes, a buchinha do norte é utilizada para tratamento de rinites, sinusites, gripes e resfriados.

COMO UTILIZAR
Pingar 3 gotinhas em cada narina 3 vezes ao dia ou fazer inalação com água fervente.

O chá de canela auxilia na ansiedade, alivia o estresse e atua como relaxante para o organismo. Essa especiaria possui efeito anti-inflamatório que age no cérebro, aumentando os níveis dos neurotransmissores da felicidade, como a serotonina e dopamina.

“A arruda é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas. Por ter em sua composição molecular substâncias que favorecem a atividade do sistema circulatório, fortalece os vasos capilares e aumenta a circulação do sangue”, explica.

Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal. O procedimento ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando sintomas como dor e pressão no rosto. Outra opção natural é a nebulização com eucalipto.

Remédios naturais para combater a sinusite

  • Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  • Chá de alecrim. ...
  • Gengibre e cebola roxa. ...
  • Cebola e alho. ...
  • Aspirar uma cebola. ...
  • Sobre a sinusite.

Ótimo relaxante. O chá de boldo também atua diretamente no sistema nervoso. Se for consumidos em doses pequenas, ajuda a relaxar, acalmar e tranquilizar. Mas lembre-se de não exagerar, se for consumido em excesso pode causar náuseas, dores de cabeça e até convulsões.

COMO FAZER O CHÁ DE ARRUDA? Para fazer o chá, é indicado o uso das folhas da arruda, que é onde estão todas as propriedades. Ferver 1 litro de água e acidionar 1 colher de chá das folhas secas. O recomendado é tomar 1 xícara do chá por dia.