Para que serve o chá Cana-de-macaco?

Perguntado por: bsoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Ácido, Adstringente, Afecção dos rins, Afecções da bexiga, Antigonorreica, Antissifilítco, Blenorragia, Diaforética, Diurético, Doenças venéreas, Dores nefríticas, Emenagoga, Feridas sifilíticas, Hidropsia, Leucorreia, Ornamental, Propriedades terapêuticas, Tônico, Tumores.

A cana-de-macaco é uma planta medicinal também conhecida pelo nome de canarana, cana do brejo e cana-roxa. Ela é ótima para tratar problemas relacionados ao ciclo menstrual e à saúde dos rins, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.

A Cana do Brejo tem diversas propriedades, sendo a principal e comprovada, sua ação diurética. Além disso ela possui propriedades depurativa, sudorífica, anti-inflamatória, analgésica, emoliente, tônica, adstringente e antimicrobiana.

A Cana-de-Macaco não está associada a efeitos colaterais, no entanto seu uso em excesso ou prolongado pode resultar a danos nos rins, já que possui propriedade diurética. Por isso, é importante que o consumo da planta seja feito conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

Remédios naturais são opções eficazes para tratar infecções urinárias?

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Quando é diluído em água, deve-se acrescentar as hastes da Cana de Macaco para o seu preparo. Feito isso. É tomar cerca de 3 vezes ao dia, ou 2, nas principais refeições.

Quem não pode beber, cuidados e precauções
A malva é contraindicada para grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas à planta. Seu uso deve ser monitorado por um médico. O uso exagerado de cana-do-brejo pode causar danos nos rins, devido às suas propriedades diuréticas.

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, por exemplo. Os chás podem ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Para o diabetes
A partir da cana-do-brejo é possível preparar um vinagre que concorre para controlar o diabetes, a epilepsia, as doenças ósseas e a hipertensão.

Como Fazer o Chá de Cana do Brejo: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Chá de alecrim, cana e quebra-pedra: Este é um remédio caseiro bastante eficiente contra a pressão alta. Coloque uma colher de sopa de alecrim, a mesma quantidade de quebra-pedra, dez folhas de cana-de-açúcar em 500 ml de água fervente. Abafe a infusão por alguns minutos, coe e adoce com mel, se preferir.

No preparo do chá, é indicado usar entre 5 e 10 gramas de folhas e/ou hastes de cana-do-brejo para cada 200 mililitros de água. Depois de separar os ingredientes, coloque tudo em um recipiente que possa ir ao fogo e deixe a mistura ferver por até 10 minutos.

A Pata do Macaco é um símbolo do insólito no texto, sendo um objeto encantado, que serve para conceder desejos, mas que também traz sérias consequências a quem a possuir.

As utilidades do chá de folha de abacate são resultado de suas propriedades diuréticas, anti-reumáticas, carminativas, anti-anêmicas, anti-diarreicas e anti-infecciosas. Até mesmo a polpa do abacate é favorável ao organismo do ser humano, visto que possui proteínas, minerais e vitaminas.

O Chá de Cana do Brejo é utilizado para o tratamento de problemas urinários, contém ação anti-inflamatória, diurética e adstringente que auxilia com problemas menstruais ou nos rins, reduz inchaços, dores nas articulações, cálculos renais, úlceras, reduz dores musculares e auxilia no emagrecimento.

Tem ação antioxidante, diurética e diaforética
Você sabia que a cana-da-índia é ótima para evitar o acúmulo de líquidos e toxinas no organismo? Isso porque o seu rizoma (semelhante a um tubérculo), suas folhas e sementes apresentam propriedades antioxidantes, diuréticas e diaforéticas (estimula a transpiração).

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade.