Para que serve o CFESS?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

O CFESS Manifesta é uma produção que dá visibilidade aos posicionamen- tos e análises do Conselho Federal sobre diversos temas e fatos da sociedade brasileira e internacional, sobre o trabalho de assistentes sociais na relação com as políticas sociais e com a conjuntura.

O que fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.

8º - São deveres do assistente social: a) programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente; b) denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, ...

Aqui a busca ativa pode ser confundida com a visita domiciliar*, mas não se trata da mesma coisa. Quem realiza a busca ativa? Se você compreendeu que através da busca ativa realiza-se ações do trabalho social com famílias, então ela é de atribuição da equipe técnica dos serviços.

45-46)1 define que as atividades prioritárias do Serviço Social, dentro do SUS, concentram-se nos seguintes eixos de inserção do trabalho profissional: (1) ações de caráter emergencial; (2) educação e informação em saúde; (3) planejamento e assessoria e (4) mobilização da comunidade.

“O assistente social ainda não tem um salário unificado no Brasil”, diz o autor, deputado Zé Vitor (PL-MG). Segundo ele, pesquisas na internet revelaram que a remuneração poderia variar de R$ 1.485 a R$ 3.586 em fevereiro de 2021.

– Original e Fotocópia do Título de Eleitor; – Original e Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); – Duas fotografias 3×4 recentes, com fundo branco, nítida (com menos brilho, sem muito flash) e com roupa escura; – Original e Fotocópia da Certidão de casamento (apenas no caso de o nome não estar alterado no R.G.);

A nova configuração da política de saúde vai impactar o trabalho do assistente social em diversas dimensões: nas condições de trabalho, na formação profissional, nas influências teóricas, na ampliação da demanda e na relação com os demais profissionais e movimentos sociais.

O Brasil tem hoje aproximadamente 200 mil profissionais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), um em cada estado.

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

Lutar por Direitos, Romper com a Desigualdade como forma de protes- to e indignação diante da barbárie capitalista que reitera a desigualdade social, e defende o fortalecimento dos movimentos sociais or- ganizados em defesa dos direitos da clas- se trabalhadora e de uma sociedade livre e emancipada.

São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).

Perguntas de entrevista de Assistente social

  • Pergunta 1: Por que você escolheu a profissão de assistente social? Como responder: Não deixe de expressar sua vontade de ajudar outras pessoas. ...
  • Pergunta 2: Como você lida com situações de alta pressão? ...
  • Pergunta 3: Quais etapas você segue para indicar recursos aos clientes?

Acompanhe a seguir 4 das principais dificuldades:

  • Lidar com muita demanda de trabalho. Milhões de brasileiros passam por dificuldades diariamente. ...
  • Falta de informação e divulgação dos serviços de assistência social. ...
  • Dificuldades na liberação de recursos. ...
  • Lidar com pessoas em vulnerabilidade.

Pois, de acordo com o art. 6º do Código de Ética do/a Assistente Social, é vedado: c) bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos. públicas e catástrofes naturais.

Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão.

Depois da formação, é necessário que o profissional realiza o registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).