Para que serve o cetoconazol em cachorro?

Perguntado por: rtrindade7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).

Somente uso externo. Deve ser aplicado uma ou duas vezes por semana. Molhar o animal e aplicar Cetoconazol Shampoo 2% principalmente nas áreas afetadas. Friccionar levemente para obtenção de espuma,deixar o produto agir por alguns minutos e enxaguar bem.

O cetoconazol em comprimido serve para infecções graves que acometem a pele, como micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica e foliculite causada pelo fungo Malassezia. O cetoconazol em creme, é indicado para frieira, micoses de pele e micose de praia (pano branco).

Dentre os remédios específicos mais utilizados para fungo em cachorro estão os sabonetes, shampoos, cremes, sprays e pomadas. Tratando-se de uma infecção sistêmica, é comum que o animal precise receber, além dos remédios tópicos, os orais. Em todos os casos, o diagnóstico precoce facilita o tratamento.

Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia. As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.

cetoconazol

Remédios para fungo em cachorro
O cetoconazol é o medicamento mais usado nesses tipos de doenças. Pode ser encontrado na forma de loções ou pomadas, e na sua variante oral. Insisto em que apenas o seu veterinário pode prescrevê-lo e indicar o uso mais apropriado para cada caso, dependendo da gravidade do animal.

Os principais fatores que podem deixar o cachorro com fungo na pele são: exposição à umidade. desequilíbrios hormonais. presença de parasitas.

A longo prazo, você também pode investir num tratamento natural ou remédio caseiro para queda de pelo de cachorro e outros sintomas da dermatite canina — sempre com a autorização do profissional. O óleo de coco, por exemplo, é antisséptico, hidratante e acalma a pele irritada.

O princípio ativo cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento. Sinais claros de melhora aparecem, geralmente, após 4 semanas de uso.

O período de tratamento pode variar de 2 a 4 semanas. Um comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Quando a resposta clínica for insuficiente, seu médico poderá aumentar a dose de cetoconazol comprimidos para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.

Cetoconazol está indicado para o tratamento das seguintes infecções fúngicas sistêmicas: Blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose, e paracoccidioidomicose, em pacientes que apresentaram falha ou intolerância a outras terapias.

O cetoconazol possui atividade fungicida (agente que destrói fungos) ou fungistática (agente que paralisa crescimento dos fungos). O cetoconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana.

As reações adversas identificadas em estudos clínicos são as seguintes: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal, diarreia, náusea, função hepática anormal e dor de cabeça.

Podem ser utilizados remédios receitados pelo médico veterinário como anti-histamínicos por exemplo, clemastina, difenidramina, clorfeniramina, hydroxyzine, cyproheptadine, cremes, xampus e loções que tem por objetivo eliminar a coceira do cachorro e tratamentos de imunoterapia.

A micose causa crostas na pele, lesões avermelhadas e circulares, queda de pelos e, em casos em que o cão desenvolve uma alergia ao fungo, causa coceira intensa. Para tratar, o veterinário poderá indicar pomadas para micose ou até antimicóticos de via oral.

As seguintes opções de tratamento estão comumente disponíveis e podem oferecer algum alívio da coceira alérgica, mas sempre consulte seu médico veterinário.

  1. Shampoos. Tratamentos com shampoos podem dar alívio a coceira, mas só proporcionam alívio temporário. ...
  2. Anti-histamínicos. ...
  3. Esteróides de prescrição.

3 meses

O tratamento para micose em cachorros costuma durar de 1 a 3 meses e mesmo que o animal aparente estar curado, é importante seguir o tempo prescrito pelo veterinário.

O Antimicrobiano Furanil Pomada é indicados para cães e gatos na profilaxia e tratamento das infecções bacterianas e fúngicas da pele e mucosas, órgãos genitais, piodermites, foliculites, pododermatites e micoses.

Infecção bacteriana da pele (piodermite ou foliculite). Crostas, cascas, espinhas e até bolhas na pele do seu cão. A piodermite é uma infecção na pele do cão causada por bactérias, sendo as mais comuns aquelas do tipo estafilococos. Ela provoca lesões que formam cascas grossas ou crostas, espinhas, bolhas e descamações ...

Os sintomas mais comuns da dermatite canina são:

  1. Coceira constante;
  2. Vermelhidão na pele;
  3. Queda de pelo em cachorro;
  4. Pele seca ou com descamação;
  5. Feridas com ou sem pus;
  6. Em casos mais graves, é possível notar até a presença do cachorro com febre.

Qual a Frequência Ideal para Banhar Cães com Dermatite Atópica? A frequência ideal de banhos irá variar caso a caso. De maneira geral, em casos de exacerbação dos sintomas ou de crises alérgicas, são indicados banhos pelo menos duas vezes por semana durante o primeiro mês de tratamento.