Para que serve o cetoconazol?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O cetoconazol em comprimido serve para infecções graves que acometem a pele, como micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica e foliculite causada pelo fungo Malassezia. O cetoconazol em creme, é indicado para frieira, micoses de pele e micose de praia (pano branco).

O princípio ativo cetoconazol possui potente atividade antimicótica (que combate a micose), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infecções. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento. Sinais claros de melhora aparecem, geralmente, após 4 semanas de uso.

Os resultados do estudo demonstraram que houve melhora significativa na redução das lesões de acne, bem como recuperação completa usando cetoconazol a para o tratamento de acne facial leve em mulheres adultas. Portanto, o cetoconazol pode ser usado como uma opção de tratamento preferencial para esses pacientes.

O cetoconazol + dipropionato de betametasona é um medicamento para ser aplicado na pele. Age como anti-inflamatório (combate a inflamação) e contra a micose (doença inflamatória da pele causada por fungos ou leveduras).

Você não deve aplicar Cetoconazol creme nos olhos, porque este medicamento não é indicado para infecções nos olhos. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção. Lavar as mãos cuidadosamente antes e após aplicar o creme.

Cetoconazol comprimidos inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana. O tempo estimado para se obter a resposta inicial do tratamento de micose do couro cabeludo, candidíase mucocutânea crônica e foliculite por Malassezia é de uma semana.

Em comparação ao cetoconazol (200 mg/dia, 2 vezes ao dia, durante 5 dias), a dose única de fluconazol (150 mg) por via oral mostrou mesma efetividade em um estudo duplo-cego que envolveu 183 pacientes.

Em pessoas com candidíase de repetição e sem o prepúcio aderido não há indicação de procedimento cirúrgico. O uso de agentes tópicos como cetoconazol ou clotrimazol usados 3 a 4 X ao dia por 14 dias costumam resolver, desde que acompanhados de higiene adequada com exposição da glande e uso de preservativo.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Prurido (coceira) no local de aplicação; Sensação de queimadura na pele; Eritema (vermelhidão) no local de aplicação.

O cetoconazol é considerado um fármaco antimicótico ou antifúngico que é derivado do imidazol. Do mesmo modo, serve para tratar infecções e lesões na pele causadas por fungos, inibindo a produção de ergosterol.

O melhor ácido para tirar manchas da pele é o ácido retinóico em pomada, que fica ainda mais potente quando combinado com hidroquinona, que pode ser utilizado no tratamento de manchas de melasma e peeling.

Além disso, observam-se resultados favoráveis após quatro semanas de tratamento, dependendo do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. O paciente deve aplicar cetoconazol xampu nas partes afetadas, e deixar agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar.

Para alcançar seu objetivo, o fármaco impede o crescimento de células fúngicas e interage com a esterol-14-?- demetilase, uma enzima que participa da biossíntese de ergosterol, que é um componente da membrana celular dos fungos.

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP/EMA) concluiu, em julho de 2013, que os riscos do uso oral de cetoconazol superam os benefícios nas condições atuais, dado o risco hepático identificado. O CHMP concluiu que o risco de lesão hepática é maior do que os benefícios no tratamento de infecções fúngicas.

Fluconazol é um antifúngico utilizado no tratamento e prevenção de infecções causadas pelo fungo Candida albicans. Age nos casos de Candidíase vaginal aguda e recorrente, balanite por Candida e micoses na pele e unhas.

Medicamentos Similares Para Dermatite Com Cetoconazol

  • Trok-N Creme Eurofarma 30g. 21% OFF. ...
  • Trok Creme Eurofarma 30g. 12% OFF. ...
  • Trok-N Pomada Eurofarma 30g. ...
  • Trok Pomada Eurofarma 30g. ...
  • Emscort Creme EMS 30g. ...
  • Pomada Cetobeta 20mg + 0,5mg + 2,5mg Cellera 30g. ...
  • Creme Cetobeta 20mg + 0,5mg + 2,5mg Cellera 30g. ...
  • Nardem Creme Cristalia 30g.